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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
histórias e emoções, pois é através do diálogo que ambos
ampliam e enriquecem um leque de possibilidades.
Portanto, é necessário desenvolver a capacidade de
escuta com relação às crianças, seja individualmente ou em
grupo, isto é, ouvir as demandas das conversas, das pergun-
tas, dos gestos, dos movimentos e das brincadeiras. É preciso
estar atento às falas e as ações das crianças para mediar este
processo, dando-lhes formas e significados, potencializando
situações e dinamizando o trabalho pedagógico. Segundo
Goelzer et al (2015, p. 56), “Escutar as crianças [...] e valorizar
seu modo de ser, estar e de perceber o contexto que vivem,
é tarefa fundamental do educador amoroso e comprometi-
do. Escutá-los é valorizá-los em suas capacidades.”
Nas perspectivas apresentadas, compreende-se que:
Escutar é obviamente algo que vai mais além da
possibilidade auditiva de cada um. Escutar, no sen-
tido aqui discutido, significa disponibilidade per-
manente por parte do sujeito que escuta para a
abertura à fala do outro, ao gesto do outro. Isso
não quer dizer, evidentemente, que escutar exija
de quem realmente escuta, mas autoanulação. A
verdadeira escuta não diminui em mim, em nada,
a capacidade de exercer o direito de discordar, de
me opor, de me posicionar. Pelo contrário, é escu-
tando bem que me preparo para melhor me colocar
ou melhor me situar no ponto de vista das ideias.
Como sujeito que se dá ao discurso do outro, sem
preconceitos, o bom escutador fala e diz de sua po-
sição com desenvoltura. Precisamente porque es-
cuta, sua fala discordante, sendo afirmativa, porque
escuta, jamais é autoritária (FREIRE, 2011, p. 117).
Os educadores devem estar atentos às crianças, apren-
dendo com elas a escutar e dialogar, trazendo a compreen-
são da importância do espaço que convivem, a maneira de
como compartilham suas emoções e o contexto familiar,
oportunizando aprender e ensinar com elas, para que assim
possam transformar suas realidades.
É através desta escuta que o professor proporciona
espaços acolhedores, os quais as crianças ampliam com suas