Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2328 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2328 / 2428 Next Page
Page Background

2328

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

histórias e emoções, pois é através do diálogo que ambos

ampliam e enriquecem um leque de possibilidades.

Portanto, é necessário desenvolver a capacidade de

escuta com relação às crianças, seja individualmente ou em

grupo, isto é, ouvir as demandas das conversas, das pergun-

tas, dos gestos, dos movimentos e das brincadeiras. É preciso

estar atento às falas e as ações das crianças para mediar este

processo, dando-lhes formas e significados, potencializando

situações e dinamizando o trabalho pedagógico. Segundo

Goelzer et al (2015, p. 56), “Escutar as crianças [...] e valorizar

seu modo de ser, estar e de perceber o contexto que vivem,

é tarefa fundamental do educador amoroso e comprometi-

do. Escutá-los é valorizá-los em suas capacidades.”

Nas perspectivas apresentadas, compreende-se que:

Escutar é obviamente algo que vai mais além da

possibilidade auditiva de cada um. Escutar, no sen-

tido aqui discutido, significa disponibilidade per-

manente por parte do sujeito que escuta para a

abertura à fala do outro, ao gesto do outro. Isso

não quer dizer, evidentemente, que escutar exija

de quem realmente escuta, mas autoanulação. A

verdadeira escuta não diminui em mim, em nada,

a capacidade de exercer o direito de discordar, de

me opor, de me posicionar. Pelo contrário, é escu-

tando bem que me preparo para melhor me colocar

ou melhor me situar no ponto de vista das ideias.

Como sujeito que se dá ao discurso do outro, sem

preconceitos, o bom escutador fala e diz de sua po-

sição com desenvoltura. Precisamente porque es-

cuta, sua fala discordante, sendo afirmativa, porque

escuta, jamais é autoritária (FREIRE, 2011, p. 117).

Os educadores devem estar atentos às crianças, apren-

dendo com elas a escutar e dialogar, trazendo a compreen-

são da importância do espaço que convivem, a maneira de

como compartilham suas emoções e o contexto familiar,

oportunizando aprender e ensinar com elas, para que assim

possam transformar suas realidades.

É através desta escuta que o professor proporciona

espaços acolhedores, os quais as crianças ampliam com suas