XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
rentes possibilidades de exploração, de cuidado, de comuni-
cação e interação, solucionando os conflitos diários entre as
crianças para que elas possam refletir e decidir.
Nesse contexto, a equipe de apoio ao trabalho peda-
gógico também aprende cotidianamente sobre a importân-
cia e a necessidade dessa escuta, que sem ela não há traba-
lho pedagógico qualificado, que sem ela não há um trabalho
significativo que seja realizado com, e não para as crianças.
Nosso papel, nesse processo, é escutar as professoras e os
seus registros sobre as crianças, sobre os processos vividos
nas turmas, com o objetivo de ajudar a qualificar as ações
que são/serão realizadas. Nesse contexto, aprendemos que
a escuta é de um corpo que fala, não apenas de uma voz, e
por isso mesmo, a escuta dos professores e de todos aque-
les que atuam com as crianças precisa ser a escuta realizada
com todos os sentidos, não apenas com a audição, confor-
me nos lembra Rinaldi (2012).
Freire (2011, p.114) nos lembra que “É preciso, porém,
que quem tem o que dizer saiba, sem sombra de dúvida,
não ser o único ou a única a ter o que dizer” e, nesse sentido,
destacamos ser de suma importância que os profissionais
da Educação Infantil se coloquem como sujeitos sensíveis
e abertos para a construção de laços afetivos, conversan-
do com as crianças olhando nos olhos, aconchegando-as,
transmitindo-lhes segurança e carinho.
Se, na verdade, o sonho que nos anima é demo-
crático e solidário, não é falando aos outros, de
cima para baixo, sobretudo, como se fôssemos os
portadores da verdade a ser transmitida aos de-
mais, que aprendemos a escutar, mas é escutando
que aprendemos a falar com eles (FREIRE, 2011,
p. 111).
As crianças chegam à escola e trazem consigo suas
histórias e suas bagagens socioculturais, que necessitam e
merecem ser compartilhadas com seus pares e seus profes-
sores. Nesse processo, é importante que o docente esteja
atento para a necessidade da criança expressar suas ideias,