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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

rentes possibilidades de exploração, de cuidado, de comuni-

cação e interação, solucionando os conflitos diários entre as

crianças para que elas possam refletir e decidir.

Nesse contexto, a equipe de apoio ao trabalho peda-

gógico também aprende cotidianamente sobre a importân-

cia e a necessidade dessa escuta, que sem ela não há traba-

lho pedagógico qualificado, que sem ela não há um trabalho

significativo que seja realizado com, e não para as crianças.

Nosso papel, nesse processo, é escutar as professoras e os

seus registros sobre as crianças, sobre os processos vividos

nas turmas, com o objetivo de ajudar a qualificar as ações

que são/serão realizadas. Nesse contexto, aprendemos que

a escuta é de um corpo que fala, não apenas de uma voz, e

por isso mesmo, a escuta dos professores e de todos aque-

les que atuam com as crianças precisa ser a escuta realizada

com todos os sentidos, não apenas com a audição, confor-

me nos lembra Rinaldi (2012).

Freire (2011, p.114) nos lembra que “É preciso, porém,

que quem tem o que dizer saiba, sem sombra de dúvida,

não ser o único ou a única a ter o que dizer” e, nesse sentido,

destacamos ser de suma importância que os profissionais

da Educação Infantil se coloquem como sujeitos sensíveis

e abertos para a construção de laços afetivos, conversan-

do com as crianças olhando nos olhos, aconchegando-as,

transmitindo-lhes segurança e carinho.

Se, na verdade, o sonho que nos anima é demo-

crático e solidário, não é falando aos outros, de

cima para baixo, sobretudo, como se fôssemos os

portadores da verdade a ser transmitida aos de-

mais, que aprendemos a escutar, mas é escutando

que aprendemos a falar com eles (FREIRE, 2011,

p. 111).

As crianças chegam à escola e trazem consigo suas

histórias e suas bagagens socioculturais, que necessitam e

merecem ser compartilhadas com seus pares e seus profes-

sores. Nesse processo, é importante que o docente esteja

atento para a necessidade da criança expressar suas ideias,