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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

Estado do Rio Grande do Sul, sendo uma Unidade de Ensino,

Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Maria

(UFSM), vinculada administrativamente à Coordenadoria de

Educação Básica, Técnica e Tecnológica (CEBTT) e pedagogi-

camente ao Centro de Educação (CE).

A UEIIA foi fundada em 24 de abril de 1989, sendo de-

nominada, inicialmente, de “Creche e Pré-Escola Ipê Amare-

lo”, vinculada à PRAE – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

– na Coordenadoria de Assuntos Estudantis e a Coordena-

doria de Planejamento Comunitário/COPLACOM. A institui-

ção foi criada com a intenção de atender as reivindicações

dos movimentos dos trabalhadores (docentes e técnicos) da

UFSM que lutavam pelo direito de terem próximo ao am-

biente de trabalho uma instituição pública que atendesse a

seus filhos.

Em 10 de dezembro de 1993 foi aprovado o Decre-

to N° 977, que garantia aos servidores públicos que tinham

filhos(as) com idade inferior a 6 anos o

Auxílio Pré-Escolar.

A aprovação desse Decreto interferiu diretamente no ob-

jetivo da existência da Creche na UFSM, pois a União não

precisaria proporcionar obrigatoriamente uma creche aos

filhos dos servidores. Nesse contexto, em 1994 o Tribunal de

Contas da União entendeu que não era necessário repassar

recursos financeiros para a Creche, pois entendeu que os

servidores estariam recebendo duplo benefício. Nesse pe-

ríodo, a UEIIA era denominada Núcleo de Educação Infantil

Ipê Amarelo (NEIIA).

No final da década de 1990, o NEIIA passou por um

período de instabilidade, havendo a necessidade de criação

de um Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão através da

FATEC (Fundação de Apoio a Tecnologia e a Ciência) para

continuar mantendo o atendimento às crianças. Esse projeto

contava com o apoio financeiro dos pais das crianças matri-

culadas no então Núcleo.

Em 2009 o NEIIA iniciou um diálogo com o Minis-

tério da Educação a fim de reivindicar a regularização das

Unidades de Educação Infantil nas Instituições Federais. As