XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2319
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
O TRABALHO PEDAGÓGICO
DESENVOLVIDO NA UNIDADE DE
EDUCAÇÃO INFANTIL IPÊ AMARELO E
O LEGADO DE PAULO FREIRE: SOBRE
A IMPORTÂNCIA DE UM TRABALHO
CENTRADO NA ESCUTA ÀS CRIANÇAS
Ana Carla Bayer da Silva
1
Jovaneli Lara Xavier Siqueira da Rosa
2
Juliana Goelzer
3
Resumo:
Este trabalho insere-se no Eixo Temático Paulo
Freire e as infâncias e apresenta uma reflexão teórica, ar-
ticulada a um relato de experiência, relacionada à temáti-
ca da escuta das crianças na Educação Infantil. O contexto
pesquisado é a Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo,
uma Unidade da Universidade Federal de Santa Maria que
atende crianças de 0 a 5 anos de idade e que conta com
uma equipe de apoio ao trabalho pedagógico, que atua no
Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unidade.
Partindo desse contexto, o objetivo desse trabalho é refletir
sobre como acontece a escuta das crianças dentro da UEIIA
a partir do olhar dessa equipe de apoio ao trabalho peda-
gógico, que diariamente aprende sobre essa escuta com os
professores e as crianças. Para tanto, foi realizada uma pes-
quisa bibliográfica articulada ao processo de reflexão sobre
a prática pedagógica realizada na Unidade, a qual envolve,
em primeira instância, professores e crianças, e em segun-
1
Educadora Infantil na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, da Uni-
versidade Federal de Santa Maria. Pedagoga, Especialista em Artes na Edu-
cação/Unoeste. E-mail:
krlinhabayer29@gmail.com.2
Pedagoga da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, da Universidade
Federal de Santa Maria. Mestre em Educação pela Universidade Federal de
Santa Maria. E-mail:
jovaneli_lara@hotmail.com.3
Professora e Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão da
Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, da Universidade Federal de
Santa Maria. Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa
Maria. E-mail:
julianagoelzer@yahoo.com.br.