XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2325
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
UFSM que ali realizam estágios, pesquisas e intervenções. A
equipe que trabalha no Departamento de Ensino, Pesqui-
sa e Extensão é constituída por uma professora efetiva, do
quadro de Professores EBTT’s, chefe do departamento, duas
pedagogas, uma técnica em assuntos educacionais, uma
psicóloga e uma educadora infantil terceirizada.
As professoras da UEIIA têm, em sua carga horária,
um momento para registrar e organizar os registros da es-
cuta das crianças, os quais podem ser elaborados através
de fotografias, filmagens, texto descritivo, desenhos, mapas
conceituais, entre outros. Os registros são realizados a fim
de entender os interesses/demandas/curiosidades/necessi-
dades das crianças, conhecer e entender as interações entre
elas, e os diferentes materiais. Procura-se elaborar os plane-
jamentos a partir da leitura e análise dos registros, pois as
justificativas e intenções das propostas devem estar relacio-
nados à escuta das crianças.
Durante a semana, um dos profissionais da equipe do
Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão acompanha
a elaboração dos planejamentos e dos registros com a in-
tenção de compreender o processo de escuta realizado, e
apoiar o trabalho realizado na turma. Entende-se que seja
função da equipe do Departamento apoiar o trabalho pe-
dagógico dos professores, a fim de qualificar a escuta das
crianças da UEIIA como um todo.
O TRABALHO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA
UEIIA: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA
ESCUTA ÀS CRIANÇAS
Na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo os
professores realizam momentos de estudos semanais de
diferentes temas referentes ao contexto da Educação In-
fantil com a intenção de compreender e refletir sobre suas
práticas pedagógicas. Dentre os diversos estudos que
realizamos na UEIIA para compreender os elementos que
permeiam a prática pedagógica na Educação Infantil, des-
tacam-se os estudos sobre a relevância da escuta no pro-