XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2339
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
PAULO FREIRE E A PEDAGOGIA
DA PERGUNTA NA EDUCAÇÃO
DAS CRIANÇAS PEQUENAS
Flávia Burdzinski de Souza
1
Gardia Vargas
2
Juliana Beatriz Machado Rodrigues
3
Palavras-chave:
Pedagogia da Pergunta. Projetos de traba-
lho. Pesquisa. Infância.
INTRODUÇÃO
Bom amigo, Malaguzzi,
Menino eterno, pede-me, antes de eu retornar ao
Brasil, que escreva algumas palavras dedicadas às
meninas e aos meninos italianos. Não sei se saberia
dizer algo de novo a um tal pedido. O que poderia
dizer ainda aos meninos e às meninas deste final de
século? Primeira coisa, aquilo que posso dizer em
função de minha longa experiência nesse mundo,
é que devemos fazê-lo sempre mais bonito. E ba-
seando-me em minha experiência que torno a di-
zer, não deixemos morrer a voz dos meninos e das
meninas que estão crescendo.
Paulo Freire, abril, 1999 (Faria; Silvia; [s. d.]).
Historicamente construiu-se a ideia de que a apren-
dizagem se dá pela transmissão dos conhecimentos, onde
1
Pedagoga. Especialista em Ensino pela Pesquisa e Aprendizagem por Pro-
jetos (UTP-Pr). Mestra em Educação (UNIJUÍ). Professora Adjunta da Uni-
versidade Federal da Fronteira Sul – UFFS/Campus Erechim. Email:
flavia. souza@uff.edu.br2
Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Faculdade Cesuca – Com-
plexo de Ensino Superior de Cachoeirinha/RS. E-mail:
gardia.vargas@ gmail.com3
Pedagoga. Mestra em Educação (UNIJUÍ). Coordenadora pedagógica da
Escola de Educação Infantil do SESC Santo Ângelo (RS)- Sesquinho. Email:
julibmr@gmail.com.br