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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Desta forma, acreditamos que no encontro com as
crianças precisamos aprender a olhar a imagem do outro
não como a imagem que nossos conceitos arraigados nos
fornecem, mas como a imagem que nos olha e que nos in-
terpela. A infância exige pensar numa temporalidade para
além do tempo cronológico e demarcado da existência hu-
mana, das etapas da vida e das fases do desenvolvimento.
“A infância tem muito a ver com uma possibilidade de in-
tensificar certa relação com o tempo, de instaurar um outro
tempo” (KOHAN, 2007, p. 113).
Mas qual deveriam ser as formas de uma educação/
pedagogia emancipadora? Que perfil de ser humano a es-
cola tem formado? Estamos colaborando positivamente
para a formação de sujeitos críticos e emancipados? Que
estratégias tem utilizado a escola para dar sentido ao que se
aprende? Em que os projetos colaboram com as mudanças
de paradigmas necessárias perante o século XXI? Como a
escola da infância tem se organizado?
As respostas ainda carecem de investigação. Mas a in-
vestigação por si só não vai dar conta, pois é um investigar
que deve se pautar na experiência vivida de quem aprende,
ou seja, das próprias crianças. Nesse sentido, a escuta e a
participação são fundamentais para uma Pedagogia que se
dedique a acolher as crianças em suas indagações, por isso
se proclama a importância da Pedagogia da Pergunta. Não
temos respostas prontas e as dúvidas também nos movem
em busca de querer compreender as crianças e suas formas
de ser e estar no mundo. Mais do que respostas prontas
precisamos ter em mente que são essas e outras reflexões
que nos instigam ao desejo de mudança, pois são as dúvidas
que nos movem, nos inquietam e nos desacomodam. Sem
curiosidade não há aprendizado (FREIRE, 1996).
Neste intuito, compreendemos que trabalhar com
projetos constitui uma prática que produz conhecimento,
que põem os sujeitos da escola num processo dialógico de
construção do conhecimento, de pesquisa, de ação e de
participação ativa no processo educativo. Os projetos pos-