2350
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
na sua capacidade de aprender, que confiem no que elas
tem a dizer. Que compreendam que aprender vai além da
via da escuta de uma explicação.
Efetivar esta mudança educativa não é uma tarefa fá-
cil, mas uma utopia necessária em tempos de crise educa-
cional. O professor é a peça chave e fundamental para que
isto se efetive, neste sentido pensamos que é preciso inves-
tir na formação inicial e continuada dos professores, a fim
de instigar a efetivação desta nova configuração curricular
nas escolas. Porém fica a pergunta: por onde começar? Es-
taria na educação básica esse desafio? Estaria na formação
universitária esse desafio? Os desafios estão por toda parte,
o que estamos precisando é de gente com coragem e dis-
posição para enfrentá-los.
REFERENCIAS
AGAMBEN, Giorgio.
Infância e história
: destruição da expe-
riência e origem da história. Belo Horizonte: Ed. da
UFMG, 2008.
ARENDT, Hannah.
Entre o passado e o futuro
. São Paulo:
Perspectiva, 2002.
BEHRENS, Marilda A. A prática pedagógica e o desafio do
paradigma emergente.
Revista Brasileira de Estu-
dos Pedagógicos
. Brasília, v. 80, n. 196, p. 383-403,
set./dez. 1999. Disponível em:
<http://rbep.inep.gov. br/index.php/RBEP/article/viewFile/167/166>. Aces-
so em: 21 ago. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Edu-
cação. Câmara da Educação Básica.
Diretrizes Curri-
culares Nacionais para Educação Infantil
. Resolução
nº 5. Brasília, DF 2009.
DEMO, Pedro.
Conhecimento moderno
: sobre ética e in-
tervenção do conhecimento. 4. ed. Petrópolis: Vozes,
2001.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Autonomia
: saberes necessá-
rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.