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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
à ontologia e o mundo como algo a ser significado e ressig-
nificado pelo homem, possuem uma referência direta com
o período de crescimento
infância,
na medida em que esse
período é reconhecido como parte da “condição da existên-
cia humana” (FREIRE, [1968] 1997). O homem nasce e exis-
te nesse período, e isso faz com que todas as experiências
vividas desde então se tornem quase que exclusivamente
condicionantes da sua autonomia e da sua libertação.
Deste modo, ser criança é (literal e intelectualmente) o
ponto de partida para a humanização do ser como parte in-
tegrante de um meio social e cultural, ou seja, é neste ponto
que o sujeito se constitui homem, e todas as premissas que
o rodeiam vão condicionar a sua formação. Isto não signifi-
ca que esse processo não ocorra posterior à infância, pois,
como Freire cita “o inacabamento do ser ou sua inconclusão
é próprio da experiência vital. Onde há vida, há inacabamen-
to” ([1996] 2017, p. 29), e o homem está constantemente se
transformando através das experiências. Porém, o que torna
a educação na infância em algo de extremo valor é o fato
de que “a prática educativa [...] é algo muito sério. Lidamos
com gente, com
crianças
, adolescentes ou adultos. Partici-
pamos de sua formação. Ajudamo-los ou os prejudicamos
nessa busca. Estamos intrinsecamente a eles ligados no seu
processo de conhecimento” (FREIRE [1993] 2008, p. 47, apud
PELOSO; TEIXEIRA, 2011, p. 263, grifo meu).
Deste modo, a importância da Educação Infantil fica
clara, pois, sendo um espaço onde se “exige diálogo com
o mundo e com os outros” (STRECK, 2016, p. 138), neces-
sita de comprometimento por parte do docente para com-
preender as especificidades do público-alvo, suas necessi-
dades e anseios, já que “Educação Infantil não é campo para
amadorismo” (idem).
Entre os inúmeros processos necessários para com-
preender o universo infantil, um dos mais relevantes é o
processo de autonomia dos educandos, que se inicia desde
os primeiros dias de vida e se estende por toda a Educa-
ção Infantil. Paulo Freire, em sua obra “Pedagogia da Au-