2360
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
ENSINAR EXIGE A CORPORIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
PELO EXEMPLO
Este tópico explorado por Paulo Freire aborda algo
que, muitas vezes, não é valorizado na escola. O próprio tí-
tulo já explicita que “não há pensar certo fora de uma práti-
ca testemunhal que o
re-diz
em lugar de
desdizê-lo”
([1996]
2017, p. 36), mostrando que a prática do docente influencia
diretamente no desenvolvimento (principalmente moral) do
educando.
Quando se fala em crianças, este aspecto é ainda mais
importante. Na fotografia a seguir, podemos ver uma crian-
ça de um ano e quatro meses ajudando na organização da
sala de aula, guardando os brinquedos. Antes disso, a pro-
fessora mobilizou a turma para este momento, e se manteve
guardando os brinquedos junto com os pequenos e mos-
trando para eles como se devia fazer.
O adulto é a referência que a criança vai seguir e, na
Educação Infantil, esse fenômeno acontece desde a primei-
ra infância, sendo um aspecto indispensável para que cada
sujeito adquira a sua autonomia, de acordo com sua obser-
vação de mundo.