Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2360 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2360 / 2428 Next Page
Page Background

2360

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

ENSINAR EXIGE A CORPORIFICAÇÃO DAS PALAVRAS

PELO EXEMPLO

Este tópico explorado por Paulo Freire aborda algo

que, muitas vezes, não é valorizado na escola. O próprio tí-

tulo já explicita que “não há pensar certo fora de uma práti-

ca testemunhal que o

re-diz

em lugar de

desdizê-lo”

([1996]

2017, p. 36), mostrando que a prática do docente influencia

diretamente no desenvolvimento (principalmente moral) do

educando.

Quando se fala em crianças, este aspecto é ainda mais

importante. Na fotografia a seguir, podemos ver uma crian-

ça de um ano e quatro meses ajudando na organização da

sala de aula, guardando os brinquedos. Antes disso, a pro-

fessora mobilizou a turma para este momento, e se manteve

guardando os brinquedos junto com os pequenos e mos-

trando para eles como se devia fazer.

O adulto é a referência que a criança vai seguir e, na

Educação Infantil, esse fenômeno acontece desde a primei-

ra infância, sendo um aspecto indispensável para que cada

sujeito adquira a sua autonomia, de acordo com sua obser-

vação de mundo.