XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
ENSINAR EXIGE O RECONHECIMENTO E A ASSUNÇÃO
DA IDENTIDADE CULTURAL
É uma pena que o caráter socializante da escola, o
que há de informal na experiência que se vive nela,
de formação ou deformação, seja negligenciado.
Creio que uma das razões que explicam este des-
caso em torno do que ocorre no espaço-tempo da
escola, que não seja a atividade ensinante, vem sen-
do uma compreensão estreita do que é educação e
do que é aprender. No fundo, passa despercebido a
nós que foi aprendendo socialmente que é possível
ensinar. (FREIRE, [1996] 2017, p. 44)
O ato de socializar-se e aprender por intermédio des-
te devem ser alvo de discussões constantes. Apesar disso,
apenas ao observar as fotografias anteriores pode-se per-
ceber que o caráter social da escola não pode ser omitido,
mas deve ser valorizado e significado como um processo de
aprendizagem, quase que instintivo, no momento em que o
sujeito se considera parte de uma sociedade.