Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2361 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2361 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2361

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

ENSINAR EXIGE O RECONHECIMENTO E A ASSUNÇÃO

DA IDENTIDADE CULTURAL

É uma pena que o caráter socializante da escola, o

que há de informal na experiência que se vive nela,

de formação ou deformação, seja negligenciado.

Creio que uma das razões que explicam este des-

caso em torno do que ocorre no espaço-tempo da

escola, que não seja a atividade ensinante, vem sen-

do uma compreensão estreita do que é educação e

do que é aprender. No fundo, passa despercebido a

nós que foi aprendendo socialmente que é possível

ensinar. (FREIRE, [1996] 2017, p. 44)

O ato de socializar-se e aprender por intermédio des-

te devem ser alvo de discussões constantes. Apesar disso,

apenas ao observar as fotografias anteriores pode-se per-

ceber que o caráter social da escola não pode ser omitido,

mas deve ser valorizado e significado como um processo de

aprendizagem, quase que instintivo, no momento em que o

sujeito se considera parte de uma sociedade.