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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
ENSINAR EXIGE RESPEITO À AUTONOMIA DO SER
EDUCANDO
Quando se fala em respeitar a autonomia do sujeito,
entende-se que essa atitude, estabelecida por Freire como
parte integrante de ser ético na prática educativa, envolve
vários aspectos, dentre eles, respeitar a liberdade, a digni-
dade,
o saber de experiência feito
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, e compreender-se como
um ser inacabado. Assim, quando o educador considera o
processo de autonomia como algo a ser respeitado e, prio-
ritariamente, estimulado, a criança, sujeito deste estímulo,
possui abertura para agir mediante a realidade que a rodeia,
construindo significados e se assegurando como parte inte-
grante desse tempo e espaço.
Freire cita que “o respeito a autonomia e à dignidade
de cada um é um imperativo
ético
e não um
favor
que po-
demos ou não conceder uns aos outros.” ([1996] 2017, p. 58,
grifo meu). Consequentemente,
O professor autoritário que, por isso mesmo, afoga
a liberdade do educando, amesquinhando o seu di-
reito de estar sendo curioso e inquieto, tanto quan-
to o professor licencioso, rompe com a radicalidade
do ser humano – a de sua inconclusão assumida
em que se enraiza a eticidade. (FREIRE, [1996] 2017,
p. 59).
Nas imagens a seguir, pode-se perceber que o bebê
está acompanhando a turma até o refeitório da forma com
que lhe é capaz se locomover: engatinhando. Assim, sua
autonomia é respeitada e através disso, suas possibilidades
de locomoção são encorajadas a desenvolver-se, tendo em
vista que, o bebê como um ser inacabado e consciente do
inacabamento (FREIRE, [1996] 2017, p. 52), irá progredir em
suas potencialidades psicomotoras e então caminhar vaga-
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Em vários momentos da leitura Freire acentua a importância de valorizar o
saber de experiência feito do educando, que se trata daquilo que ele traz
de suas vivências antes da escolarização, que o formou sujeito social até o
momento, a conhecida “bagagem” do aluno, que muitas vezes é despres-
tigiada pelo educador que se sente detentor de todo o saber.