2358
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
ENSINAR EXIGE RESPEITO AOS SABERES DOS
EDUCANDOS
Este ponto traz consigo a necessidade da aproximação
entre os saberes curriculares e a realidade dos educandos
como uma prática articulada e não estagnada no “conteu-
dismo escolar”. Isso se faz necessário, pois, por meio des-
ta articulação, o educando consegue gerar significado para
o que está aprendendo, e este significado torna o ato de
aprender em um processo espontâneo e valorado para sua
compreensão de mundo.
Nesta fotografia, percebemos que as crianças estão
formando uma roda de cantigas juntamente com a profes-
sora e, a partir disso, ela questiona-os sobre quais cantigas
de Páscoa eles conhecem. Uma prática rica em reconheci-
mento e respeito pela cultura de saberes já presente na vida
dos pequenos se fez. A atividade se esvai de maneira espon-
tânea e conta com a participação de toda a turma.
Sobre isso, Freire questiona: “por que não estabelecer
uma ‘intimidade’ entre os saberes curriculares fundamentais
aos alunos e a experiência social que eles têm como indiví-
duos?” ([1996] 2017, p. 32), explicitando a imprescindibilida-
de da valorização da “bagagem” dos educandos.