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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

ENSINAR EXIGE RESPEITO AOS SABERES DOS

EDUCANDOS

Este ponto traz consigo a necessidade da aproximação

entre os saberes curriculares e a realidade dos educandos

como uma prática articulada e não estagnada no “conteu-

dismo escolar”. Isso se faz necessário, pois, por meio des-

ta articulação, o educando consegue gerar significado para

o que está aprendendo, e este significado torna o ato de

aprender em um processo espontâneo e valorado para sua

compreensão de mundo.

Nesta fotografia, percebemos que as crianças estão

formando uma roda de cantigas juntamente com a profes-

sora e, a partir disso, ela questiona-os sobre quais cantigas

de Páscoa eles conhecem. Uma prática rica em reconheci-

mento e respeito pela cultura de saberes já presente na vida

dos pequenos se fez. A atividade se esvai de maneira espon-

tânea e conta com a participação de toda a turma.

Sobre isso, Freire questiona: “por que não estabelecer

uma ‘intimidade’ entre os saberes curriculares fundamentais

aos alunos e a experiência social que eles têm como indiví-

duos?” ([1996] 2017, p. 32), explicitando a imprescindibilida-

de da valorização da “bagagem” dos educandos.