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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
gogia da Autonomia
([1996] 2017), bem como o livro
Peda-
gogia do Oprimido
([1968] 1997). Para fins desta pesquisa, o
livro Pedagogia da Autonomia será analisado sob a perspec-
tiva de fotografias que serão efetuadas através de uma ob-
servação realizada em determinada instituição de Educação
Infantil no município de Sapiranga, com crianças de quatro
meses de idade a seis anos de idade.
ANÁLISE
Conforme já explicitado, serão analisadas fotografias
realizadas em uma instituição de Educação Infantil através
dos pressupostos teóricos de Paulo Freire identificados na
obra
Pedagogia da Autonomia
.
Em primeira instância, a obra citada tem seu interesse
centrado especialmente na prática docente, através de tópi-
cos que ampliam e refinam a importância da compreensão
do homem como um ser inacabado, ou seja, em desenvolvi-
mento constante, do ensino como uma especificidade pura-
mente humana, que nos diferencia dos outros animais e da
prática de ensinar como um processo de construção e não
como uma transmissão de saberes.
A partir disso, alguns tópicos do livro serão abordados
através de fotografias, não necessariamente de um ponto
de vista positivo, pois a prática nem sempre está alicerçada
em sua teoria literalmente.
ENSINAR EXIGE RIGOROSIDADE METÓDICA
A rigorosidade metódica aqui tratada está em opo-
sição à
educação bancária
2
abordada por Freire em muitas
de suas falas, pois discute persistentemente que “nas con-
2
A educação bancária explorada por Freire na obra Pedagogia da Auto-
nomia (FREIRE, [1996] 2002) está diretamente relacionada com um ponto
abordado pelo autor repetidas vezes, que é de que o ensino democrático
não pode estar vinculado a uma prática docente que utiliza da transmissão
de conhecimento, que deposita no discente suas ideias de mundo e tende
a pormenorizá-los em relação a sua ideia de mundo a priori.