XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
ENSINAR EXIGE CRITICIDADE
Um dos principais aspectos explorados por Freire
durante toda a obra, mas especificamente neste escrito, é
o processo de superação da curiosidade ingênua para a
curiosidade epistemológica. Tal superação se dá “na verda-
de, [...] associada ao saber do senso comum” ([1996] 2017,
p. 33), como uma possibilidade de criticizar a própria curio-
sidade, afim de não a estagnar apenas no “achismo” ou na
“ingenuidade” (idem).
Ao relacionar esse pressuposto à educação na in-
fância, deve-se destacar que a criança já nasce dotada de
curiosidade, pois “a curiosidade como inquietação indaga-
dora [...] faz parte integrante do fenômeno vital” (idem),
principalmente no perfil da criança. A fotografia a seguir,
de maneira excepcionalmente espontânea, mostra como
a curiosidade na criança deixa de ser algo que deva ser
neutralizado para algo que o faz, na prática, com que co-
nheça a si mesma e ao mundo que a rodeia. Leonardo
olha, atentamente, para o interior do sanitário, observando
como ocorre o processo urinário e como ele se sente em
relação a isso. Pode ser algo aparentemente insignificante,
mas para a criança possui grande relevância já que, muitas
vezes, é a partir de momentos cotidianos de curiosidade
que acontece a construção de saberes.