XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2357
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
dições de verdadeira aprendizagem, os educandos vão se
transformando em reais sujeitos da construção e da re-
construção do saber ensinado, ao lado do educador, igual-
mente sujeito do processo” (FREIRE, [1996] 2017, p. 28).
Pode-se observar esta condição de aprendizagem nesta
fotografia, nas quais as crianças estão interagindo com o
material disponibilizado (calendário de rotina) e, através da
observação e discussão, conseguem identificar, temporal-
mente, em que momento estavam e quanto tempo ainda
faltava para o almoço.
As crianças dessa idade ainda não possuem capaci-
dades cognitivas para conseguir ler as horas de maneira
“convencional”, através de um relógio, por exemplo. Por
isso, tornar a rotina em um recurso visual e interativo auxilia
no momento de desenvolver seus saberes lógico-matemáti-
cos em relação à organização do tempo. Quando o docente
possibilita que a criança possa investigar o fenômeno em
questão mediante uma óptica própria, ele consequente-
mente colabora com a edificação da capacidade crítica des-
te educando, que vai, de acordo com suas especificidades,
compreendendo o mundo que o cerca, os fatos, fenômenos
e acontecimentos que fazem parte dele, indagando os pro-
cessos que levam a esses acontecimentos, como por exem-
plo, a organização temporal.