Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2353 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2353 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2353

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: UM OLHAR

SOBRE A PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Débora Caroline dos Santos

1

INTRODUÇÃO

A teoria Freiriana possui grande relevância para a edu-

cação desde as suas primeiras palavras. As obras de Paulo

Freire possuem discussões que trazem uma concepção de

educação articulada à ideia de homem como um ser educá-

vel por natureza. Assim, quando analisadas, essas obras dão

ao leitor amplitude conceitual sob a esfera da cidadania e da

valorização da cultura popular.

O presente trabalho de pesquisa busca estabelecer uma

relação mais estreita entre os pressupostos teóricos de Paulo

Freire encontrados no livro

Pedagogia da Autonomia

sob a

perspectiva da(s) infância(s) e o modo como se dá o desen-

volvimento da autonomia do sujeito nesse período da vida.

Freire não possui nenhuma obra ou estudo específico sobre a

aproximação desses dois eixos. Porém, as reflexões presentes

nesse livro sobre a prática docente, sobre a libertação do su-

jeito oprimido, sobre a humanização do ser e, principalmente,

sobre o papel da experiência para as práticas na educação,

podem trazer uma observação mais refinada sobre a maneira

que o homem se constitui como tal em seu processo de de-

senvolvimento, com enfoque no período da infância.

Para tais finalidades, buscou-se analisar a obra

Peda-

gogia da Autonomia

de Paulo Freire sob a perspectiva da(s)

infância(s) e da Educação Infantil, bem como ressaltar a im-

portância da experiência como mediadora pedagógica no

processo de desenvolvimento da autonomia dos educandos.

Ao aproximar os pressupostos teóricos de Paulo Freire

e o estudo da(s) infância(s), é imprescindível especificar que

todos os fundamentos estabelecidos pelo autor em relação

1

Graduanda em Pedagogia na Universidade do Vale dos Sinos – Unisinos,

bolsista CNPq no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos,

e-mail:

dbsantos0410@gmail.com.