XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: UM OLHAR
SOBRE A PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Débora Caroline dos Santos
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INTRODUÇÃO
A teoria Freiriana possui grande relevância para a edu-
cação desde as suas primeiras palavras. As obras de Paulo
Freire possuem discussões que trazem uma concepção de
educação articulada à ideia de homem como um ser educá-
vel por natureza. Assim, quando analisadas, essas obras dão
ao leitor amplitude conceitual sob a esfera da cidadania e da
valorização da cultura popular.
O presente trabalho de pesquisa busca estabelecer uma
relação mais estreita entre os pressupostos teóricos de Paulo
Freire encontrados no livro
Pedagogia da Autonomia
sob a
perspectiva da(s) infância(s) e o modo como se dá o desen-
volvimento da autonomia do sujeito nesse período da vida.
Freire não possui nenhuma obra ou estudo específico sobre a
aproximação desses dois eixos. Porém, as reflexões presentes
nesse livro sobre a prática docente, sobre a libertação do su-
jeito oprimido, sobre a humanização do ser e, principalmente,
sobre o papel da experiência para as práticas na educação,
podem trazer uma observação mais refinada sobre a maneira
que o homem se constitui como tal em seu processo de de-
senvolvimento, com enfoque no período da infância.
Para tais finalidades, buscou-se analisar a obra
Peda-
gogia da Autonomia
de Paulo Freire sob a perspectiva da(s)
infância(s) e da Educação Infantil, bem como ressaltar a im-
portância da experiência como mediadora pedagógica no
processo de desenvolvimento da autonomia dos educandos.
Ao aproximar os pressupostos teóricos de Paulo Freire
e o estudo da(s) infância(s), é imprescindível especificar que
todos os fundamentos estabelecidos pelo autor em relação
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Graduanda em Pedagogia na Universidade do Vale dos Sinos – Unisinos,
bolsista CNPq no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos,
e-mail:
dbsantos0410@gmail.com.