XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2355
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
tonomia” ([1996] 2017, p. 29), vem trazendo esta questão
de maneira minuciosa, já que o autor consegue interpretar
a essência da necessidade de formar cidadãos de mundo
que compreendam seu lugar na sociedade. O livro explicita
diversos saberes indispensáveis aos educadores em relação
à sua prática em sala de aula, saberes esses que evidenciam
a urgência em rever como tem ocorrido a formação docente
atualmente, principalmente na Educação Infantil.
Ao decorrer da leitura, Paulo Freire arquiteta a ideia
de
práxis
(que também evidencia em outras obras) sob pila-
res
sociais
e
pedagógicos
, que, fundidos, buscam designar e
ressaltar a importância da teoria e prática, interdependentes
entre si, como uma ação reflexiva. Sobre isso, o autor, com
uma nota de ironia, fala que “a reflexão crítica sobre a prá-
tica se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a
qual a teoria pode ir virando blá-blá-blá e a prática, ativis-
mo.” ([1996] 2017, p. 24).
Ao pensar sobre a Educação Infantil e o papel que a
práxis educativa tem ocupado neste espaço, compreende-se,
por meio de Freire, que não há ação sem reflexão, e não há
reflexão sem práxis, ou seja, para reflexionar sobre as práticas
pedagógicas (não somente estas, mas em destaque) na Edu-
cação Infantil, é necessário que haja fomento para isso, e este
então provém através da solidificação teórica que possui seu
eixo central no estudo da Pedagogia. Porém, sem a reflexão
crítica
a priori,
não há como sustentar a ação, e sem uma nova
reflexão
a posteriori,
a práxis não se concretiza.
Deste modo, se estabelece um vínculo imperativo em
relação a prática docente e o exercício da práxis na Educação
Infantil. A partir da concepção de criança como ser pensan-
te capaz de construir sua identidade e autonomia, se torna
fundamental respeitá-la como forma de contribuir para o seu
desenvolvimento em todos os aspectos da vida humana.
METODOLOGIA
Para realização desta pesquisa, foi explorada de ma-
neira mais específica a obra de Paulo Freire intitulada
Peda-