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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

tonomia” ([1996] 2017, p. 29), vem trazendo esta questão

de maneira minuciosa, já que o autor consegue interpretar

a essência da necessidade de formar cidadãos de mundo

que compreendam seu lugar na sociedade. O livro explicita

diversos saberes indispensáveis aos educadores em relação

à sua prática em sala de aula, saberes esses que evidenciam

a urgência em rever como tem ocorrido a formação docente

atualmente, principalmente na Educação Infantil.

Ao decorrer da leitura, Paulo Freire arquiteta a ideia

de

práxis

(que também evidencia em outras obras) sob pila-

res

sociais

e

pedagógicos

, que, fundidos, buscam designar e

ressaltar a importância da teoria e prática, interdependentes

entre si, como uma ação reflexiva. Sobre isso, o autor, com

uma nota de ironia, fala que “a reflexão crítica sobre a prá-

tica se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a

qual a teoria pode ir virando blá-blá-blá e a prática, ativis-

mo.” ([1996] 2017, p. 24).

Ao pensar sobre a Educação Infantil e o papel que a

práxis educativa tem ocupado neste espaço, compreende-se,

por meio de Freire, que não há ação sem reflexão, e não há

reflexão sem práxis, ou seja, para reflexionar sobre as práticas

pedagógicas (não somente estas, mas em destaque) na Edu-

cação Infantil, é necessário que haja fomento para isso, e este

então provém através da solidificação teórica que possui seu

eixo central no estudo da Pedagogia. Porém, sem a reflexão

crítica

a priori,

não há como sustentar a ação, e sem uma nova

reflexão

a posteriori,

a práxis não se concretiza.

Deste modo, se estabelece um vínculo imperativo em

relação a prática docente e o exercício da práxis na Educação

Infantil. A partir da concepção de criança como ser pensan-

te capaz de construir sua identidade e autonomia, se torna

fundamental respeitá-la como forma de contribuir para o seu

desenvolvimento em todos os aspectos da vida humana.

METODOLOGIA

Para realização desta pesquisa, foi explorada de ma-

neira mais específica a obra de Paulo Freire intitulada

Peda-