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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
que mova a indagação, a curiosidade, a busca pelo saber.
Entretanto, é possível perceber que a abertura para proble-
matizar, perguntar e/ou pesquisar sobre a realidade ainda é
algo novo no currículo escolar, porém não é algo impossível
de ser realizado, na medida em que ressalta a formação de
sujeitos voltados para a autonomia e emancipação, sujeitos
que sabem criticar, pensar, resolver problemas, investigar,
propor alternativas entre tantas outras competências neces-
sárias a formação humana.
Behrens (1999) pontua que a docência exige o ato de
pesquisar, de estar disposto a aprender a aprender, de in-
vestigar, de avançar e progredir. Como menciona Paulo Frei-
re em Pedagogia da Autonomia: “Ensinar exige pesquisa”.
Exige pesquisa porque nos põem na busca, na indagação,
na novidade, nos envolve, nos proporciona interesse, enfim
nos move no ensino.
Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.
Esses que-fazeres se encontram um no corpo do
outro. Enquanto ensino continuo buscando, repro-
curando. Ensino porque busco, porque indaguei,
porque indago e me indago. Pesquiso para cons-
tatar, constatando, intervenho, intervindo, educo e
me educo. Pesquiso para conhecer e o que ainda
não conheço e comunicar ou anunciar a novidade
(FREIRE, 1996, p. 16).
A pesquisa nos move ao conhecimento, nos propõem
busca, movimento, nos impulsiona na atividade docente.
Neste sentido que reforça-se a ideia de que as perguntas
que movem a curiosidade são “fios condutores” do trabalho
pedagógico, afinal: “A existência humana é, porque se fez
perguntando, à raiz da transformação do mundo. Há uma
radicalidade na existência, que é a radicalidade do ato de
perguntar” (FREIRE; FAUNDEZ, 1985, p. 27).
A curiosidade
é instigada a partir do momento em que não reprimimos a
pergunta, em que abrimos espaço na escola e na universida-
de para este tipo de ação.
O processo educativo deveria ser constituído por esta
dinâmica de indagar-se, de construir projetos e de desen-