XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2345
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
sibilitam que a Pedagogia da Pergunta se faça presente na
escola.
O trabalho com projetos de aprendizagem possibilita
a escuta atenta das perguntas das crianças e se configura
em uma forma potente de participação de todos os envol-
vidos no ato educativo. Os projetos são construídos a partir
de curiosidades, de indagações que emergem de um sujei-
to, de um pequeno grupo ou de um grande grupo acerca
de um assunto que lhes causa interesse. Hernandez (1998)
pontua que os projetos iniciam sempre seu percurso por um
tema problema
que favorece a análise, a interpretação e a
crítica. Por isso o papel do docente comprometido com a
aprendizagem é desafiador, pois ele não mais transmite o
conhecimento, mas torna-se um mediador, consciente de
seu inacabamento (FREIRE, 1996) permite-se pesquisar, bus-
car, dialogar e aprender em cooperação.
Para compreender o problema de pesquisa, a Pedago-
gia da Escuta precisa se fazer presente no processo. A Peda-
gogia da Escuta encara o pensamento das crianças de forma
séria e respeitosa; além de tratar o saber como algo dinâmi-
co e provisório, construído a partir da relação entre sujeitos,
e não pela via da transmissão que pretende transformar o
outro como um igual ao transmissor (RINALDI, 2012).
Paulo Freire pontua que escutar vai muito mais além
da capacidade sensorial auditiva de cada sujeito. Escutar
está relacionado à capacidade de estar disponível ao ou-
tro, de falar com o outro: “Somente quem escuta paciente
e criticamente o outro, fala
com ele,
mesmo que, em certas
condições, precise falar
a ele”
(1996, p. 111 – grifos do au-
tor). Por isso é importante o professor estar atento e sensível
as crianças durante toda a etapa do processo educativo. As
crianças nos dão pistas e indícios sobre o caminho peda-
gógico a ser trilhado na escola. Escutar as crianças é falar
com elas, respeitá-las como sujeitos históricos e de direitos
(BRASIL, 2009).
Depois de levantadas as perguntas que sustentam o
projeto, que movem a curiosidade, vem a etapa da pesquisa,