XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
Pesquisar e perguntar são atos constantes no traba-
lho com projetos, por isso desde a Educação Infantil, o tra-
balho com projetos pode estar presente como um princí-
pio pedagógico, como uma forma de organização didática
e pedagógica, se tornando uma estratégia enriquecedora
na formação de sujeitos pensantes, críticos, autônomos e
emancipados, capazes de criar e organizar seus próprios co-
nhecimentos, principalmente por envolvê-los na pesquisa.
PROJETAR E PESQUISAR NA ESCOLA INFANTIL
É possível perceber na escola que: “A curiosidade das
crianças às vezes pode abalar a certeza do professor”
e tirar o mestre explicador de seu lugar de conforto.
As perguntas e as curiosidades das crianças movem
o professor para um lugar de aprendente, porque
ele “aprende com aquele a quem ensina, não apenas
porque se prepara para ensinar, mas também por-
que revê o seu saber na busca do saber que o estu-
dante faz” (FREIRE; FAUNDEZ, 1985, p. 23).
Assim a curiosidade é “castrada” pela escola, pois o
ensino, o saber, o conhecimento escolar hoje é construído
pelas respostas, o que caracteriza uma “pedagogia da res-
posta”, ou seja, é uma pedagogia da adaptação e não da
criatividade, pois não estimula a invenção, a reinvenção e
a criação. Essa pedagogia se instaura hoje principalmente
pela organização disciplinar que sustenta o currículo esco-
lar, de modo a “engessar” e fragmentar o conhecimento que
é “ensinado”. Porém é importante salientar que o trabalho
docente na Educação Infantil não pode gerar a reprodução
de práticas conhecidas como “escolarizantes”, nas quais as
crianças são precocemente submetidas a processos de alfa-
betização formal, o que reforça a ideia da educação infantil
como “período preparatório” ao ensino fundamental. A do-
cência nesta etapa da educação tem características próprias
que merecem ser respeitadas.
Diferente da “Pedagogia da submissão” ou da “Peda-
gogia da resposta”, o que estamos precisando hoje nas es-
colas é de uma
Pedagogia da Pergunta
, uma pedagogia