2346
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
da busca, da coleta e produção de informações que visam
sanar as curiosidades. A pesquisa surge com o desejo de
saber mais, de aprender mais. Deste modo o “ensino com
pesquisa pode provocar a superação da reprodução para a
produção do conhecimento, com autonomia, espírito crítico
e investigativo” (BEHRENS, 1999, p. 391). As perguntas e as
inquietações nos movem, nos desacomodam e nos fazem
refletir. Assim, a pesquisa possibilita exercer a “Pedagogia
da Pergunta”, como postula Paulo Freire, pois o ato de per-
guntar, a indagação, as curiosidades movem as pesquisas
nos projetos.
Além das perguntas que dão início a um projeto e das
investigações que cercam essas perguntas, é possível per-
ceber que outros aspectos caracterizam os projetos, como
por exemplo, o predomínio de uma atitude de cooperação;
a figura do professor como aprendiz e não como um espe-
cialista ou autoridade; a percepção que existem diferentes
formas de aprender aquilo que estamos pesquisando e que
todos podem aprender algo; além do que existem diferen-
tes formas de registrar aquilo que se pesquisa (HERNAN-
DEZ, 1998a).
Nesse contexto, os projetos de trabalho contemplam
uma peça central do que constitui as intenções construti-
vista na sala de aula: aprender a pensar criticamente, anali-
sar, sintetizar, e planejar ações, resolver os problemas, criar
novos materiais ou ideias, ou seja de modo geral se envol-
ver mais na tarefa de aprendizagem. São essas atitudes que
formam um sujeito emancipado e transformador (HERNAN-
DEZ, 1998a).
Uma das principais características da pesquisa é de
instigar a reconstrução coletiva através de interações. Nessa
visão, o professor para de preocupar-se com o domínio do
conteúdo e começa a dar mais ênfase aos procedimentos
metodológicos de superação dos conteúdos (DEMO, 2001),
ou seja, pensa mais nas estratégias a serem usadas para este
ensino do que no ensino propriamente dito. Uma dessas es-
tratégias são os projetos.