Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2346 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2346 / 2428 Next Page
Page Background

2346

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

da busca, da coleta e produção de informações que visam

sanar as curiosidades. A pesquisa surge com o desejo de

saber mais, de aprender mais. Deste modo o “ensino com

pesquisa pode provocar a superação da reprodução para a

produção do conhecimento, com autonomia, espírito crítico

e investigativo” (BEHRENS, 1999, p. 391). As perguntas e as

inquietações nos movem, nos desacomodam e nos fazem

refletir. Assim, a pesquisa possibilita exercer a “Pedagogia

da Pergunta”, como postula Paulo Freire, pois o ato de per-

guntar, a indagação, as curiosidades movem as pesquisas

nos projetos.

Além das perguntas que dão início a um projeto e das

investigações que cercam essas perguntas, é possível per-

ceber que outros aspectos caracterizam os projetos, como

por exemplo, o predomínio de uma atitude de cooperação;

a figura do professor como aprendiz e não como um espe-

cialista ou autoridade; a percepção que existem diferentes

formas de aprender aquilo que estamos pesquisando e que

todos podem aprender algo; além do que existem diferen-

tes formas de registrar aquilo que se pesquisa (HERNAN-

DEZ, 1998a).

Nesse contexto, os projetos de trabalho contemplam

uma peça central do que constitui as intenções construti-

vista na sala de aula: aprender a pensar criticamente, anali-

sar, sintetizar, e planejar ações, resolver os problemas, criar

novos materiais ou ideias, ou seja de modo geral se envol-

ver mais na tarefa de aprendizagem. São essas atitudes que

formam um sujeito emancipado e transformador (HERNAN-

DEZ, 1998a).

Uma das principais características da pesquisa é de

instigar a reconstrução coletiva através de interações. Nessa

visão, o professor para de preocupar-se com o domínio do

conteúdo e começa a dar mais ênfase aos procedimentos

metodológicos de superação dos conteúdos (DEMO, 2001),

ou seja, pensa mais nas estratégias a serem usadas para este

ensino do que no ensino propriamente dito. Uma dessas es-

tratégias são os projetos.