Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2341 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2341 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2341

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

como se não pudesse usar dos recursos de sua inteligência

que lhe serviram até esse momento.

Nesse sentido, as crianças em suas infância(s) instau-

ram a novidade, a leveza do recém chegado ao mundo, con-

forme mostra Giorgio Agamben (2008), a infância é tanto

ausência quanto busca de linguagem. É na infância que se

dá essa descontinuidade especificamente humana entre o

dado e o adquirido, entre a natureza e a cultura. As crianças

são seres no mundo, e como afirma Arendt (2002), ao che-

garem irrompem com o existente e instauram algo novo,

imprevisível.

Desta forma, torna-se necessário rever as concepções

de aprendizagem e “ensino” às quais a infância tem sido

usualmente relacionada, e lançar sobre ela um olhar menos

ensinante e mais receptivo à novidade que cada criança traz

consigo. Assim, o presente texto aborda como a Pedagogia

da Pergunta pode colaborar na configuração de uma outra

educação para as crianças pequenas, evidenciando a rela-

ção, o diálogo, a escuta e a interação como premissas para

a aprendizagem significativa.

METODOLOGIA

Os procedimentos metodológicos adotados para esta

pesquisa qualitativa foram a análise bibliográfica de perió-

dicos, livros, artigos científicos e teses que abordavam os

temas: Pedagogia da Pergunta, Emancipação, Projetos, Pes-

quisa, Infância. Neste sentido os temas foram usados como

categorias para a busca de referencial teórico que compõem

o corpo do trabalho.

EDUCAR PARA EMANCIPAR

“(...) ensinar não é transferir conhecimento, conteú-

dos, nem formar é ação peça qual um sujeito cria-

dor dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e

acomodado” (FREIRE, 1996, p. 25).