XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
como se não pudesse usar dos recursos de sua inteligência
que lhe serviram até esse momento.
Nesse sentido, as crianças em suas infância(s) instau-
ram a novidade, a leveza do recém chegado ao mundo, con-
forme mostra Giorgio Agamben (2008), a infância é tanto
ausência quanto busca de linguagem. É na infância que se
dá essa descontinuidade especificamente humana entre o
dado e o adquirido, entre a natureza e a cultura. As crianças
são seres no mundo, e como afirma Arendt (2002), ao che-
garem irrompem com o existente e instauram algo novo,
imprevisível.
Desta forma, torna-se necessário rever as concepções
de aprendizagem e “ensino” às quais a infância tem sido
usualmente relacionada, e lançar sobre ela um olhar menos
ensinante e mais receptivo à novidade que cada criança traz
consigo. Assim, o presente texto aborda como a Pedagogia
da Pergunta pode colaborar na configuração de uma outra
educação para as crianças pequenas, evidenciando a rela-
ção, o diálogo, a escuta e a interação como premissas para
a aprendizagem significativa.
METODOLOGIA
Os procedimentos metodológicos adotados para esta
pesquisa qualitativa foram a análise bibliográfica de perió-
dicos, livros, artigos científicos e teses que abordavam os
temas: Pedagogia da Pergunta, Emancipação, Projetos, Pes-
quisa, Infância. Neste sentido os temas foram usados como
categorias para a busca de referencial teórico que compõem
o corpo do trabalho.
EDUCAR PARA EMANCIPAR
“(...) ensinar não é transferir conhecimento, conteú-
dos, nem formar é ação peça qual um sujeito cria-
dor dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e
acomodado” (FREIRE, 1996, p. 25).