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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

possível é, ficando nela, aviltá-la com o desdém de

mim mesmo e dos educandos”.

A Pedagogia da Infância se faz, então, vital para que se

concebam crianças como sujeitos culturais, históricos e dia-

lógicos, disse Angelo, em 2006. Freire dialogou com a classe

trabalhadora como ninguém, e também com os filhos des-

ses trabalhadores, crianças. Ele sabia dos anseios da infância

tanto quanto dos sonhos dos jovens e adultos, pois tinha

olhar sensível e (re)conhecia a alma das pessoas verdadei-

ramente – não é exagero comentar. Sonhou e concretizou a

escola problematizadora e humana enquanto esteve à fren-

te da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (1989

– 1991) e como educador de sempre. Percebeu pequenos

Santiagos, Vicentes, Julianas como detentores de saberes e

não depositórios de informações transferidas pelo profes-

sor. Paulo Freire era, acima de tudo, um visionário à frente

de seu tempo, que concebeu, entre tantos entendimentos,

ideias inovadoras no plano educacional e tato ao lidar com

o próximo, independente de sua idade.

Com carinho e respeito,

Uma educadora em (constante) construção.

REFERÊNCIAS:

ANGELO, Adilson de.

A pedagogia de Paulo Freire nos qua-

tro cantos da educação da infância.

In: I CONGRES-

SO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1., 2006.

Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.

Disponível em:

<http://www.proceedings.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092 006000100001&lng=en&nrm=abn>

. Acesso em: 08

abr. 2018.

CORBELLINI, Silvana; REAL, Luciane Magalhães Corte. A tra-

jetória do curso: caminhar em várias direções. In: REAL,

Luciane Magalhães Corte; MARQUES, Tânia Beatriz

Iwaszko (org).

Psicopedagogia e TICs

. Porto Alegre:

Editora da UFRGS, 2017.