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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
possível é, ficando nela, aviltá-la com o desdém de
mim mesmo e dos educandos”.
A Pedagogia da Infância se faz, então, vital para que se
concebam crianças como sujeitos culturais, históricos e dia-
lógicos, disse Angelo, em 2006. Freire dialogou com a classe
trabalhadora como ninguém, e também com os filhos des-
ses trabalhadores, crianças. Ele sabia dos anseios da infância
tanto quanto dos sonhos dos jovens e adultos, pois tinha
olhar sensível e (re)conhecia a alma das pessoas verdadei-
ramente – não é exagero comentar. Sonhou e concretizou a
escola problematizadora e humana enquanto esteve à fren-
te da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (1989
– 1991) e como educador de sempre. Percebeu pequenos
Santiagos, Vicentes, Julianas como detentores de saberes e
não depositórios de informações transferidas pelo profes-
sor. Paulo Freire era, acima de tudo, um visionário à frente
de seu tempo, que concebeu, entre tantos entendimentos,
ideias inovadoras no plano educacional e tato ao lidar com
o próximo, independente de sua idade.
Com carinho e respeito,
Uma educadora em (constante) construção.
REFERÊNCIAS:
ANGELO, Adilson de.
A pedagogia de Paulo Freire nos qua-
tro cantos da educação da infância.
In: I CONGRES-
SO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1., 2006.
Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
Disponível em:
<http://www.proceedings.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092 006000100001&lng=en&nrm=abn>. Acesso em: 08
abr. 2018.
CORBELLINI, Silvana; REAL, Luciane Magalhães Corte. A tra-
jetória do curso: caminhar em várias direções. In: REAL,
Luciane Magalhães Corte; MARQUES, Tânia Beatriz
Iwaszko (org).
Psicopedagogia e TICs
. Porto Alegre:
Editora da UFRGS, 2017.