2364
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
posição do outro, que compreende o papel do educando em
sua própria aprendizagem. Além disso, o autor fala que
É o meu bom senso que me averte de que exercer
minha autoridade de professor na classe, tomando
decisões, orientando atividades, estabelecendo ta-
refas, cobrando a produção individual e coletiva do
grupo não é sinal de autoritarismo de minha parte
([1996] 2017 p. 60).
Nestas imagens, um ocorrido muito interessante pode
ser analisado pelo conceito aqui pontuado. Isabelly (dois
anos e cinco meses) sai da rodinha onde estão todos da tur-
ma e discretamente vai até o balcão sem que nenhuma das
professoras percebesse. Ela pega os livros, e quando perce-
be que está sendo observada, disfarça e vai até a professo-
ra com os livros, entregando-os para ela. Essa foi a melhor
maneira encontrada por Isabelly de dizer a professora que
ela gostaria de ouvir histórias. A professora, então, recebe
os livros e, após as cantigas, faz um momento para contação
de histórias.
Com a atitude da professora, verifica-se que ter bom-
-senso faz com que o aluno seja respeitado em seus anseios
e desejos, dando a ele a segurança de que será acolhido
pelo seu entorno.