Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2369 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2369 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2369

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

PRÁTICA DOCENTE NA INFÂNCIA:

A AUTONOMIA EM QUESTÃO

Maria José Santos da Silva

1

Palavras-chaves

: Infância. Autonomia. Protagonismo. Práti-

ca e Formação Docente.

No cenário infantil as brincadeiras estão presentes no

cotidiano das crianças seja em casa ou fora dela. Pensando

no cenário especificamente escolar, brincadeiras e apren-

dizado se misturam em meio à estrutura funcional e orga-

nizacional, ao currículo e as práticas docentes. Entendendo

escola como um local de possibilidades, o estímulo à criati-

vidade geralmente vem precedido de uma ordem sequen-

ciada, que deve ser seguida pelos docentes, que de certa

forma dificulta o desenvolvimento de atividades propostas

direta ou indiretamente pelas crianças.

Diante das várias possibilidades de desenvolvimento

da aprendizagem na infância, pensar a prática docente em

meio à construção da autonomia das crianças, requer inú-

meras representações no que se refere ao perfil e a forma-

ção docente.

Desta forma, sugere pensar qual o papel do docente

na perspectiva da construção da autonomia das crianças, o

protagonismo infantil, embasada na perspectiva Freiriana é

um desafio a ser construído desde o início na formação do

magistério até a atuação em sala de aula. Trata-se de um pro-

cesso contínuo e flexível que demanda conhecimento, com-

prometimento e clareza da construção social que se pretende

elaborar e fortificar, tanto social quanto educacional.

Na visão de Paulo Freire essa construção se faz esti-

mulando o conhecimento que as crianças já adquiriram e

que pode ser trabalhado dentro e fora da escola.

Entretanto, o fazer pedagógico fica restrito a estrutura

organizacional que a escola efetiva para o desenvolvimento

1

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universida-

de do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. E-mail:

zezasansil@bol.com.br