XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
PRÁTICA DOCENTE NA INFÂNCIA:
A AUTONOMIA EM QUESTÃO
Maria José Santos da Silva
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Palavras-chaves
: Infância. Autonomia. Protagonismo. Práti-
ca e Formação Docente.
No cenário infantil as brincadeiras estão presentes no
cotidiano das crianças seja em casa ou fora dela. Pensando
no cenário especificamente escolar, brincadeiras e apren-
dizado se misturam em meio à estrutura funcional e orga-
nizacional, ao currículo e as práticas docentes. Entendendo
escola como um local de possibilidades, o estímulo à criati-
vidade geralmente vem precedido de uma ordem sequen-
ciada, que deve ser seguida pelos docentes, que de certa
forma dificulta o desenvolvimento de atividades propostas
direta ou indiretamente pelas crianças.
Diante das várias possibilidades de desenvolvimento
da aprendizagem na infância, pensar a prática docente em
meio à construção da autonomia das crianças, requer inú-
meras representações no que se refere ao perfil e a forma-
ção docente.
Desta forma, sugere pensar qual o papel do docente
na perspectiva da construção da autonomia das crianças, o
protagonismo infantil, embasada na perspectiva Freiriana é
um desafio a ser construído desde o início na formação do
magistério até a atuação em sala de aula. Trata-se de um pro-
cesso contínuo e flexível que demanda conhecimento, com-
prometimento e clareza da construção social que se pretende
elaborar e fortificar, tanto social quanto educacional.
Na visão de Paulo Freire essa construção se faz esti-
mulando o conhecimento que as crianças já adquiriram e
que pode ser trabalhado dentro e fora da escola.
Entretanto, o fazer pedagógico fica restrito a estrutura
organizacional que a escola efetiva para o desenvolvimento
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Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universida-
de do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. E-mail:
zezasansil@bol.com.br