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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
das atividades pedagógicas e outras atividades escolares. As
escolas elaboram cronogramas, planos de trabalho e horários
diários geralmente concernentes com a legislação interna e
externa. Contudo, os docentes desenvolvem a regulação em
conformidade com as determinações, tendo em vista o cum-
primento das propostas elencadas no plano de trabalho.
Pensar o fazer pedagógico integrando práticas de de-
senvolvimento da aprendizagem e o estimulo à autonomia
das crianças sugere pensar: formação docente e práticas pe-
dagógicas para desenvolver a autonomia na infância.
Neste estudo, recentemente iniciado, pretende-se
analisar práticas docentes, cujo foco está voltado para a fai-
xa etária que compreende a primeira infância.
Para prosseguir com o estudo, faz-se necessário com-
preender os fatores e o processo relacionados ao desen-
volvimento da autonomia na infância com base na obra
de Paulo Freire, cuja abordagem permeia a autonomia dos
sujeitos e a possibilidade de emancipação dos indivíduos
através da elaboração do pensamento crítico, dando a eles
o protagonismo de suas ações e decisões.
Para agregar a esta pesquisa, pretende-se estudar a
obra da Pedagogia da Autonomia na perspectiva da cons-
trução do protagonismo na infância, desenvolvendo um
estudo cunho qualitativo com análise bibliográfica, tendo
como ponto de partida a obra já citada de Paulo Freire e
periódicos pertinentes que tratem desta temática. Esta fase
do estudo será feita posteriormente e será compreendida
como um estado da arte associando autonomia e protago-
nismo infantil como sendo essenciais ao desenvolvimento
na primeira infância e a isto, atribuindo a formação de pro-
fessores como um potente auxiliador desta demanda, que
surge no desenvolvimento infantil e pode ser desbravada
em estudos posteriores.
Portanto, o ensaio que aqui proponho, trata-se de uma
abordagem sistemática de um estudo inicial da concepção
de Paulo Freire, com vistas a relacioná-la à prática docente
voltada para o desenvolvimento da autonomia na infância.