XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2371
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
Freire (1996), aborda a docência sob aspectos concre-
tos que levam a pensar a identidade do educador relacio-
nada ao fazer pedagógico e aponta direcionamentos con-
solidados ao ato de ensinar. Neste sentido, dois aspectos
da obra Pedagogia da Autonomia ganham destaque pela
proximidade com elementos da prática docente na infância:
1. Ensinar exige respeito ao saber dos educandos; 2. Ensinar
exige respeito a autonomia do ser do educando.
Na atual conjuntura do sistema educacional brasi-
leiro, está em curso a aplicação de dois conceitos, que se
tornaram relevantes em se tratando respeito aos saberes,
no contexto da formação docente. São eles competência e
habilidade, também no que se referem à prática, ambos os
conceitos demandam autoavaliação e formação continuada
no intuito de aperfeiçoar o fazer pedagógico.
Logo, tratar da prática docente requer refletir sobre o
que Freire (1996) chama de “prática educativo-crítica”. Por
outro lado, o autor também esclarece que educação e prá-
tica não devem se distanciar do que é imprescindível para a
evolução do pensamento crítico do educador.
Diante dos desafios vivenciados pelos educadores no
cotidiano escolar, com a responsabilidade de ensinar em
meio às adversidades sociais que permeiam a vida dos edu-
candos e a escola propriamente dita, Freire (1996) orienta
É preciso, sobretudo, e aí já vai um dos saberes indis-
pensáveis que o formando, desde o princípio mes-
mo de sua experiência formadora, assumindo como
sujeito também da produção do saber, se convença
definitivamente de que ensinar não é transmitir co-
nhecimento, mas criar possibilidades para a sua pro-
dução ou sua construção (FREIRE, 1996, p. 12).
Neste sentido, cabe pensar que, para um educador de
crianças pequenas a proporção de sua responsabilidade em
formar adultos com autonomia e sujeitos de seu protago-
nismo social, torna-se maior, se comparado as demais fases
da vida, uma vez que detém o compromisso com o início da