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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

Freire (1996), aborda a docência sob aspectos concre-

tos que levam a pensar a identidade do educador relacio-

nada ao fazer pedagógico e aponta direcionamentos con-

solidados ao ato de ensinar. Neste sentido, dois aspectos

da obra Pedagogia da Autonomia ganham destaque pela

proximidade com elementos da prática docente na infância:

1. Ensinar exige respeito ao saber dos educandos; 2. Ensinar

exige respeito a autonomia do ser do educando.

Na atual conjuntura do sistema educacional brasi-

leiro, está em curso a aplicação de dois conceitos, que se

tornaram relevantes em se tratando respeito aos saberes,

no contexto da formação docente. São eles competência e

habilidade, também no que se referem à prática, ambos os

conceitos demandam autoavaliação e formação continuada

no intuito de aperfeiçoar o fazer pedagógico.

Logo, tratar da prática docente requer refletir sobre o

que Freire (1996) chama de “prática educativo-crítica”. Por

outro lado, o autor também esclarece que educação e prá-

tica não devem se distanciar do que é imprescindível para a

evolução do pensamento crítico do educador.

Diante dos desafios vivenciados pelos educadores no

cotidiano escolar, com a responsabilidade de ensinar em

meio às adversidades sociais que permeiam a vida dos edu-

candos e a escola propriamente dita, Freire (1996) orienta

É preciso, sobretudo, e aí já vai um dos saberes indis-

pensáveis que o formando, desde o princípio mes-

mo de sua experiência formadora, assumindo como

sujeito também da produção do saber, se convença

definitivamente de que ensinar não é transmitir co-

nhecimento, mas criar possibilidades para a sua pro-

dução ou sua construção (FREIRE, 1996, p. 12).

Neste sentido, cabe pensar que, para um educador de

crianças pequenas a proporção de sua responsabilidade em

formar adultos com autonomia e sujeitos de seu protago-

nismo social, torna-se maior, se comparado as demais fases

da vida, uma vez que detém o compromisso com o início da