XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2377
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
DIREITOS DE SER E ESTAR: DIVERSIDADE
DE GÊNERO NA ESCOLA BÁSICA
Shirlei Alexandra Fetter
1
Raquel Karpinski
2
Resumo:
Apresentamos, como temática central da proposta
dialógica, a diversidade de gênero no espaço educativo. O
objetivo é fazer uma discussão em relação às identidades de
gênero, com especial ênfase na teoria freiriana. Enquanto
metodologia, buscamos descrever conceitos e relacioná-los
ao pensamento de Paulo Freire. Desse modo, os resultados
apresentam-se sob específica atenção no que se diz respeito
aos direitos e valorização do ser enquanto integrante social,
sujeito de direto e pertencimento aos diferentes ambientes
sociais. Concluímos que o espaço educativo, enquanto insti-
tuição de razões e capacidade, são os direitos básicos de to-
dos os seres humanos. São direitos civis e políticos, direitos
à vida, à propriedade privada, à liberdade de pensamento,
de expressão, de crença, igualdade formal, direitos à nacio-
nalidade, ou seja, permitir ao homem superar os seus an-
seios e medos, satisfazendo suas necessidades e aspirações.
Palavras-chave:
Relação. Direitos. Diversidade. Humanida-
de. Sujeitos.
INTRODUÇÃO
A sociedade contemporânea constitui-se, historica-
mente, por exclusão social. Pensar esse processo dentro
da instituição de ensino nos impede, também, de pensar
na composição da sociedade. Partindo em busca de com-
preensão sobre como as atitudes sociais se constituem e
1
Aluna PEC do Programa de Pós-Graduação em Educação UFRGS,
fettershirlei@gmail.com.2
Aluna PEC do Programa de Pós-Graduação em Educação UFRGS,
raquelk@ facct.br.