XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
as pessoas encontra-se em diferentes espaços e territórios,
apresentando modificações, de acordo com as culturas exis-
tentes. Conforme o artigo 2º da Declaração Universal dos
Direitos Humanos de 10 de dezembro de 1948 (UNICEF,
1948) em nenhum momento, deve haver discriminação por
raça, cor, gênero, idioma, nacionalidade, opinião ou qual-
quer outro motivo. Como desenvolvido por Souza (2007), o
surgimento da diversidade cultural e as alterações expres-
sadas a partir dos anos 1990 emergiram propostas de in-
tervenção pedagógica escolar, que procurassem apresentar
estratégias e significações às práticas e concepções.
No Brasil, a proteção e a promoção dos direitos de
todo ser humano são articuladas e colocadas em prática
por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. O
órgão responsabiliza-se em pôr em prática os preceitos mo-
rais, estabelecidos em estatutos e pela proteção dos direitos
enquanto cidadãos. Trata-se de uma prática com atitudes
de reconhecimento e apreço à diversidade social e cultural
que, consequentemente, estabelece o respeito entre os se-
res humanos. Nesse sentido, o estado brasileiro incorpora
em seus documentos oficiais as temáticas que apresentam
à diversidade.
O termo diversidade é constituído pela variedade e
diferença que se apresenta entre alguns aspectos e sobre
as suas quantidades. Para McLaren (2000), a questão de di-
versidade trata sobre a ênfase reflexiva a respeito do pro-
cesso – pelo qual se constitui e se afirma a preponderância
de alguns grupos humanos sobre os outros. Nesse sentido,
o autor busca o questionamento sobre os privilégios que
se apresentam nas relações sociais. Em relação aos grupos
culturais existentes a multiplicidade e a diversidade cultural,
apresentam-se caracterizadas pela vital importância da inte-
gração, que se desenvolve em respeito à generalidade.
Diante da pluralidade contemporânea, tomemos
como exemplo as relações de gênero na qual Corrêa (2003)
identifica que, na atualidade, perante à diversidade sexual,
docentes e discentes ainda não dispõem de atividades que