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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

as pessoas encontra-se em diferentes espaços e territórios,

apresentando modificações, de acordo com as culturas exis-

tentes. Conforme o artigo 2º da Declaração Universal dos

Direitos Humanos de 10 de dezembro de 1948 (UNICEF,

1948) em nenhum momento, deve haver discriminação por

raça, cor, gênero, idioma, nacionalidade, opinião ou qual-

quer outro motivo. Como desenvolvido por Souza (2007), o

surgimento da diversidade cultural e as alterações expres-

sadas a partir dos anos 1990 emergiram propostas de in-

tervenção pedagógica escolar, que procurassem apresentar

estratégias e significações às práticas e concepções.

No Brasil, a proteção e a promoção dos direitos de

todo ser humano são articuladas e colocadas em prática

por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. O

órgão responsabiliza-se em pôr em prática os preceitos mo-

rais, estabelecidos em estatutos e pela proteção dos direitos

enquanto cidadãos. Trata-se de uma prática com atitudes

de reconhecimento e apreço à diversidade social e cultural

que, consequentemente, estabelece o respeito entre os se-

res humanos. Nesse sentido, o estado brasileiro incorpora

em seus documentos oficiais as temáticas que apresentam

à diversidade.

O termo diversidade é constituído pela variedade e

diferença que se apresenta entre alguns aspectos e sobre

as suas quantidades. Para McLaren (2000), a questão de di-

versidade trata sobre a ênfase reflexiva a respeito do pro-

cesso – pelo qual se constitui e se afirma a preponderância

de alguns grupos humanos sobre os outros. Nesse sentido,

o autor busca o questionamento sobre os privilégios que

se apresentam nas relações sociais. Em relação aos grupos

culturais existentes a multiplicidade e a diversidade cultural,

apresentam-se caracterizadas pela vital importância da inte-

gração, que se desenvolve em respeito à generalidade.

Diante da pluralidade contemporânea, tomemos

como exemplo as relações de gênero na qual Corrêa (2003)

identifica que, na atualidade, perante à diversidade sexual,

docentes e discentes ainda não dispõem de atividades que