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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
superem as práticas preconceituosas. Segundo a autora,
para além das dificuldades de aceitação e convivência com a
pluralidade sexual, permeiam as questões em que “a sexua-
lidade como um todo é exorcizada da vida escolar” (COR-
RÊA, 2003, p. 133).
Tomemos como entendimento o conceito de gêne-
ro enquanto categoria relacional, que se reelaborada num
dado tempo histórico, perante essa perspectiva, as relações
entre os gêneros implicam na invisibilidade das mulheres
como sujeitos históricos pertencentes à sociedade. Entre-
tanto, a diversidade de gênero aborda os direitos civis e so-
ciais, destacando o preconceito e discriminação social sobre
as concepções de gênero, bem como os diferentes discursos
que incidem sobre os sujeitos (FLEURI, 2003).
Paulo Freire (1996) trata de esclarecer que a neces-
sidade de conscientizar o docente sobre o seu papel pro-
blematizador da realidade do educando. Lembra, ainda, da
importância da educação em não ser um instrumento dis-
ciplinador de condutas, por meio da repreensão - costume
que sempre predominou durante muitos anos, de forma ex-
plícita, por castigos físicos e morais e, hoje, de maneira dis-
farçada, por intermédio de uma repressão psicológica.
As atividades, desenvolvidas no cotidiano da sala
de aula, necessitam oportunizar a reflexão e a concepção
sobre a exclusão social. Identificar na sociedade sua des-
crição histórica é um salto importante em busca de dispo-
sição crítica; é transformar-se diante da realidade precon-
ceituosa, por meio do trabalho educativo. Quando o trata-
mento ao assunto der início às considerações e às relações
de gênero, assim poderão ser percebidas as características
culturais consideradas “naturalmente” femininas ou mas-
culinas, que correspondem às relações de poder (AUAD,
2006, p. 19).
No entendimento de Freire (2003), o processo de
desintoxicação da opressão se faz necessário no sentido
de acontecer cuidadosamente, com a finalidade de que os
opressores não venham a serem novos oprimidos. O pro-