Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2380 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2380 / 2428 Next Page
Page Background

2380

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

superem as práticas preconceituosas. Segundo a autora,

para além das dificuldades de aceitação e convivência com a

pluralidade sexual, permeiam as questões em que “a sexua-

lidade como um todo é exorcizada da vida escolar” (COR-

RÊA, 2003, p. 133).

Tomemos como entendimento o conceito de gêne-

ro enquanto categoria relacional, que se reelaborada num

dado tempo histórico, perante essa perspectiva, as relações

entre os gêneros implicam na invisibilidade das mulheres

como sujeitos históricos pertencentes à sociedade. Entre-

tanto, a diversidade de gênero aborda os direitos civis e so-

ciais, destacando o preconceito e discriminação social sobre

as concepções de gênero, bem como os diferentes discursos

que incidem sobre os sujeitos (FLEURI, 2003).

Paulo Freire (1996) trata de esclarecer que a neces-

sidade de conscientizar o docente sobre o seu papel pro-

blematizador da realidade do educando. Lembra, ainda, da

importância da educação em não ser um instrumento dis-

ciplinador de condutas, por meio da repreensão - costume

que sempre predominou durante muitos anos, de forma ex-

plícita, por castigos físicos e morais e, hoje, de maneira dis-

farçada, por intermédio de uma repressão psicológica.

As atividades, desenvolvidas no cotidiano da sala

de aula, necessitam oportunizar a reflexão e a concepção

sobre a exclusão social. Identificar na sociedade sua des-

crição histórica é um salto importante em busca de dispo-

sição crítica; é transformar-se diante da realidade precon-

ceituosa, por meio do trabalho educativo. Quando o trata-

mento ao assunto der início às considerações e às relações

de gênero, assim poderão ser percebidas as características

culturais consideradas “naturalmente” femininas ou mas-

culinas, que correspondem às relações de poder (AUAD,

2006, p. 19).

No entendimento de Freire (2003), o processo de

desintoxicação da opressão se faz necessário no sentido

de acontecer cuidadosamente, com a finalidade de que os

opressores não venham a serem novos oprimidos. O pro-