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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Para tanto, a instituição de ensino, de modo especial,
a educação em sua condição de completude, apresenta-se
como ferramenta para que se constitua a nossa sociedade.
Essa, ao mesmo tempo em que contribui para manter e re-
produzir as desigualdades entre os gêneros, também com-
põe um importante mecanismo de mudança de aproxima-
ção a uma condição mais igualitária entre homens e mulhe-
res. No Brasil, o investimento em políticas de ação afirmativa
começou com intenção de eliminar desigualdades historica-
mente surgidas, garantindo, assim, a igualdade de gêneros.
Uma educação disposta a assegurar a diversidade hu-
mana necessita de exercícios, tolerância e respeito ao conví-
vio com a diversidade. Isso nos remete a olhar o outro com
olhos de sensibilidade e disposição de alteridade.
Portanto, consideramos como necessários os valores
de alteridade e sensibilidade, para resolver esse impasse,
uma vez que o sonho de igualdade só cresce no terreno
de respeito às diferenças. Nesse sentido, consideramos im-
prescindível o investimento de políticas públicas ao com-
bate à intolerância de gênero, contando que é necessário
o empenho do Ministério da Educação, juntamente com
ações nas escolas e universidades. Ações que enfatizem a
discussão acerca da diversidade de gênero, com palestras
em grupos, a fim de uma integração entre famílias e alunos,
para que assim, por intermédio da informação, o indivíduo
perceba que o respeito às dessemelhanças não interfere em
sua opinião, na sua integração social, mas sim faz considerar
que cada um tem o direito de ser o que quiser e estar onde
quiser. Ademais, é imprescindível que tais meios garantam
os direitos desses cidadãos, mediante ao reconhecimento
social, para que assim possa ser garantida igualdade no país.
REFERÊNCIAS
AUAD, Daniela.
Educar meninas e meninos:
relações de gê-
nero na escola. São Paulo: Contexto, 2006.