XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2389
EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE
CAMINHANDO NA EDUCAÇÃO
POPULAR: REFLEXÕES ACERCA DA
CRIATIVIDADE LIBERTADORA
1
Carla Verônica C. de Menezes
2
Anne Karoline Ramos Pessoa da Silva
3
Leonardo Alves da Silva
4
Agostinho Rosas
5
Resumo:
Referenciando pela perspectiva de que pensar
Educação Popular pressupõe pensar Criatividade Libertado-
ra, o presente artigo delimita-se a explicar criatividade liber-
tadora enquanto constitutivo da Educação Popular situada
pela categoria do inédito viável. A Educação Popular, a partir
de sua lógica de construção, demanda uma compreensão
de criatividade frente às teorias vigentes até a sua compo-
sição teórica, sendo Rosas (2008) a delimitar Criatividade
Libertadora que emergiu em composição a dialeticidade
problematizadora na educação. Compreender criatividade
libertadora enquanto constitutivo da Educação Popular si-
tuada pela categoria do inédito viável é o inicio do pensar
a pesquisa. Utilizando a metodologia qualitativa bibliográ-
fica pode-se refletir sobre as conexões existentes entre as
categorias - criatividade libertadora e inédito viável - para
compreender suas relações de pertencimento situado pela
lógica da Educação Popular.
Palavras-chave:
Educação Popular. Inédito viável. Criativi-
dade libertadora.
1
A presente pesquisa insere-se no conjunto de trabalho do Grupo de Pes-
quisa em Educação Popular e Educação Física inserido na Escola Superior
de Educação Física da Universidade de Pernambuco (GPEPEF ESEF-UPE)
que tem por campo de investigação a Educação Popular com entorno na
Educação Física e áreas afins.
2
Licencianda em Educação Física, ESEF-UPE.
carla.menezes@live.com3
Licencianda em Educação Física, ESEF-UPE
annek_krp11@hotmail.com4
Licenciando em Educação Física, ESEF-UPE
leo.alve19@gmail.com5
Orientador.