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EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

ciência que há uma longa lista de direitos humanos procla-

mados legalmente, na prática a esmagadora maioria da hu-

manidade não desfruta efetivamente desses direitos. Nosso

tempo é marcado pela exclusão do acesso ao mínimo de

dignidade. O progresso material não é suficiente para gerar

justiça social e bem-estar material. Sem justiça social é uma

contradição falar em direitos humanos. Precisamos garantir

os mínimos de justiça. Para que isso aconteça, é preciso de-

mocratizar a democracia e trabalhar para que ela seja uma

prática na solução dos conflitos humanos. Na luta pela uni-

versalização dos direitos humanos, a democracia deve ser

um valor inegociável, pois sem direitos humanos reconheci-

dos e protegidos não há democracia; sem democracia, não

existem as condições mínimas para a solução pacífica dos

conflitos.

“Cremos ser mesmo um imperativo moral a supre-

macia do direito e da justiça sobre a violência e na

verdade, em todos os tempos e lugares; acredita-

mos, ainda, que, para esse fim, poderes públicos

devam ser instituídos e organizados democratica-

mente. Chamo a isso imperativo universal do Direito

e do Estado, e imperativo igualmente universal da

Democracia. Se, entre indivíduos e grupos, devam

reinar, em lugar da violência, o direito e a justiça, e

se ambos devam ser organizados democraticamen-

te, então o mesmo princípio deveria valer para além

das fronteiras dos Estados e entre Estados” (HÖFFE,

2005, p. 20, 22).

Fica claro que na luta em defesa e expansão da agen-

da dos direitos humanos é essencial pensar a democracia e

a justiça global.

O SENTIDO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Pensar em direitos humanos dentro das instituições

de ensino requer um parâmetro de onde se quer chegar e

qual é o objetivo. É clarividente que no processo pedagógi-