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EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
ciência que há uma longa lista de direitos humanos procla-
mados legalmente, na prática a esmagadora maioria da hu-
manidade não desfruta efetivamente desses direitos. Nosso
tempo é marcado pela exclusão do acesso ao mínimo de
dignidade. O progresso material não é suficiente para gerar
justiça social e bem-estar material. Sem justiça social é uma
contradição falar em direitos humanos. Precisamos garantir
os mínimos de justiça. Para que isso aconteça, é preciso de-
mocratizar a democracia e trabalhar para que ela seja uma
prática na solução dos conflitos humanos. Na luta pela uni-
versalização dos direitos humanos, a democracia deve ser
um valor inegociável, pois sem direitos humanos reconheci-
dos e protegidos não há democracia; sem democracia, não
existem as condições mínimas para a solução pacífica dos
conflitos.
“Cremos ser mesmo um imperativo moral a supre-
macia do direito e da justiça sobre a violência e na
verdade, em todos os tempos e lugares; acredita-
mos, ainda, que, para esse fim, poderes públicos
devam ser instituídos e organizados democratica-
mente. Chamo a isso imperativo universal do Direito
e do Estado, e imperativo igualmente universal da
Democracia. Se, entre indivíduos e grupos, devam
reinar, em lugar da violência, o direito e a justiça, e
se ambos devam ser organizados democraticamen-
te, então o mesmo princípio deveria valer para além
das fronteiras dos Estados e entre Estados” (HÖFFE,
2005, p. 20, 22).
Fica claro que na luta em defesa e expansão da agen-
da dos direitos humanos é essencial pensar a democracia e
a justiça global.
O SENTIDO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Pensar em direitos humanos dentro das instituições
de ensino requer um parâmetro de onde se quer chegar e
qual é o objetivo. É clarividente que no processo pedagógi-