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EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

rem de fato nas práticas educativas é preciso que o edu-

cador tenha uma boa formação inicial e continuada sobre

a temática.

A formação continuada de professores constitui

um espaço privilegiado para a incorporação da

educação em direitos humanos em nossas escolas,

assim como para a formação de educadores como

agentes multiplicadores comprometidos com os

direitos humanos no âmbito educacional e na so-

ciedade em geral. (CANDAU, 2013)

A formação continuada não se restringe somente a

professores, mas a toda equipe de apoio, educadores, ges-

tores, professores, coordenadores, assessores, secretários,

assistentes pedagógicos, administrativos e de serviços ge-

rais, incluindo toda a equipe de planejamento, execução e

avaliação.

O mediador, aquele pelo qual irá conduzir uma for-

mação com os educadores, deve ter conhecimento teó-

rico das políticas públicas e estar a par dos textos bases,

como as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos

Humanos, para promover entre os educadores, diálogos

que se discute a temática. Fator importante é a experiên-

cia de cada indivíduo, pois, fará enaltecer e enriquecer o

debate e a compreensão do todo. No ambiente escolar,

ele aprende, desaprende, reestrutura o aprendido, faz des-

cobertas e vai aos poucos aprimorando a sua formação.

Porém, é preciso ir além, pois não é uma prática repetitiva

ou mecânica que irá favorecer esse processo. Deve buscar

sempre aperfeiçoar, refletir, compreender, estruturar e pôr

em prática.

Apenas um processo contínuo de formação e aper-

feiçoamento do conjunto de profissionais da instituição

permitirá a concretização e atualização da missão educativa

em direitos humanos. A sociedade sempre está em transe

e as transformações ocorrem diariamente. O educador que

não se capacitar cada vez mais terá dificuldades em enfren-

tar os desafios contemporâneos.