2396
EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
rem de fato nas práticas educativas é preciso que o edu-
cador tenha uma boa formação inicial e continuada sobre
a temática.
A formação continuada de professores constitui
um espaço privilegiado para a incorporação da
educação em direitos humanos em nossas escolas,
assim como para a formação de educadores como
agentes multiplicadores comprometidos com os
direitos humanos no âmbito educacional e na so-
ciedade em geral. (CANDAU, 2013)
A formação continuada não se restringe somente a
professores, mas a toda equipe de apoio, educadores, ges-
tores, professores, coordenadores, assessores, secretários,
assistentes pedagógicos, administrativos e de serviços ge-
rais, incluindo toda a equipe de planejamento, execução e
avaliação.
O mediador, aquele pelo qual irá conduzir uma for-
mação com os educadores, deve ter conhecimento teó-
rico das políticas públicas e estar a par dos textos bases,
como as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos
Humanos, para promover entre os educadores, diálogos
que se discute a temática. Fator importante é a experiên-
cia de cada indivíduo, pois, fará enaltecer e enriquecer o
debate e a compreensão do todo. No ambiente escolar,
ele aprende, desaprende, reestrutura o aprendido, faz des-
cobertas e vai aos poucos aprimorando a sua formação.
Porém, é preciso ir além, pois não é uma prática repetitiva
ou mecânica que irá favorecer esse processo. Deve buscar
sempre aperfeiçoar, refletir, compreender, estruturar e pôr
em prática.
Apenas um processo contínuo de formação e aper-
feiçoamento do conjunto de profissionais da instituição
permitirá a concretização e atualização da missão educativa
em direitos humanos. A sociedade sempre está em transe
e as transformações ocorrem diariamente. O educador que
não se capacitar cada vez mais terá dificuldades em enfren-
tar os desafios contemporâneos.