XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE
política de defesa dos direitos humanos se coaduna com a
própria história de nossa humanização. A garantia dos di-
reitos humanos para todas as pessoas, é um claro sinal do
progresso moral da humanidade.
“Enquanto pessoa, ser inteligente e livre, o ser hu-
mano é portador de direitos inalienáveis, que são
vinculados essencialmente á constituição onto-
lógica do ser pessoal e, enquanto tais, devem ser
considerados como naturais. Mas porque a pessoa
é essencialmente um ser histórico, os direitos são
sempre uma obra a se realizar na história. A con-
sequência disso é que há sempre direitos a serem
efetivados” (OLIVEIRA, 2010, p. 261).
Estes direitos não nascem todos de uma vez, mas nas-
cem na luta permanente em favor da vida humana e sua
dignidade para todas as pessoas do mundo. Os direitos são
sempre uma obra a se realizar na história. Uma agenda per-
manente que desafia o ativismo em prol dos direitos hu-
manos. Alguns autores afirmam que os direitos humanos se
constituem atualmente única utopia viável para o séc.XXI; o
fundamento último e universal da vida em sociedade. Seu
conteúdo está associado à democracia, a justiça, a paz, a
pluralidade e a proteção da vida a partir de uma cultura dos
direitos humanos.
“Os direitos humanos em sua totalidade – não só
os direitos civis e político, mas também os econô-
micos, sociais e culturais, não apenas os direitos
dos povos, mas ainda os de toda a humanidade,
compreendida hoje como novo sujeito de direitos
no plano mundial – representam a cristalização do
supremo princípio da dignidade humana” (COMPA-
RATO, 2006, p. 622).
Partimos da convicção que o reconhecimento e a pro-
teção dos direitos humanos estão na base das Constituições
democráticas modernas. Em tese, todas as sociedades de-
mocráticas proclamam os direitos humanos. Mas na verda-
de o desafio que se coloca é garantir sua efetiva aplicação
dentro do contexto histórico das sociedades. Temos cons-