XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2391
EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Luis Carlos Trombetta
Marlon Junior Pellenz
Sergio Trombetta
Palavras-chave:
Direitos Humanos, Democracia. Justiça So-
cial. Cidadania. Paz e Dignidade Humana.
INTRODUÇÃO
A intenção do texto é trazer para o debate a questão
da educação para uma cultura dos direitos humanos tendo
como fonte de inspiração o pensamento de Paulo Freire. A
educação deve ser sempre um processo de humanização,
mas para que esse ideal se efetive na história é imperativo
superar situações de opressão, injustiça, autoritarismo e ne-
gação da dignidade humana. Nosso horizonte é um mundo
democrático com justiça social capaz de criar condições his-
tóricas para uma cultura dos direitos humanos.
DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA
Os tempos atuais são marcados pela banalização da
barbárie. Nossa sensação é que estamos mergulhados em
contextos de violência, horror, ódio e incompreensões. Cres-
ce em escala planetária situações de agressão e desrespeito
a dignidade humana.
“
Vivemos num tempo em que as mais chocantes
injustiças sociais parecem incapazes de gerar indig-
nação moral e a vontade política necessárias para as
combater eficazmente e criar uma sociedade mais
justa e digna. Em tais circunstâncias, parece evidente
que não podemos permitir o desperdício de nenhuma
experiência social de indignação genuinamente orien-
tada para fortalecer a organização e a determinação
de todos os que ainda não desistiram de lutar por uma
sociedade mais justa” (SOUZA, 2014, p. 10, 11).