XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2395
EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE
co dentro das escolas existem regras e as mesmas são in-
dispensáveis para o convívio social. Mas não é dando-as ao
aluno por escrito uma série de normas a serem cumpridas
que irá resolver o caso. Um exemplo é a Constituição Fede-
ral que é imensamente maior do que a norte-americana e
muito mais exata, porém, o nosso cumprimento da lei é bem
mais baixo. Então é preciso que se ache
utilidade
na regra,
conforme Paulo Freire em sua pedagogia sempre mencio-
nara, principalmente no processo de ensino aprendizagem,
pois, itens desacreditados são um convite a infração. Outro
exemplo são lições com muitos detalhes de “faça” e “não
faça” leva o aluno a perder o foco, o mesmo acontece para
textos muito extensos sem uma preparação antes do aluno,
é um convite a não leitura.
Para isso é preciso, como diz Aristóteles, ter o
“equi-
líbrio”
das situações em que se vivencia nas instituições no
dia a dia, na resolução de casos que se enfrenta. O educa-
dor que ali se encontra, seja ele de qualquer área de ensi-
no, deve ser um
multiplicador dos direitos humanos
, ou seja,
deve ter o equilíbrio para tal ocorrência que ali atende. O
mesmo deve observar dois princípios: ter em mente a emo-
ção e a razão. A emoção ou sentimento em que aconteceu o
fato e a razão pelo qual aconteceu. Sendo assim, a resolução
do caso fica muito mais pacífica.
Direitos humanos é um conceito polissêmico, con-
troverso e estruturante. Polissêmico porque por mais que
tenha gerado acordos e consensos, isso não lhe dá senti-
do único. É controverso, pois abre espaços de discussão e
debate em geral polêmicos. Estruturante, pois diz respeito a
questões de fundo que tocam vida de todos e de cada um.
Nossa sociedade tenta distorcer de fato o sentido dos direi-
tos onde se faz entender que os serviços e bens de consumo
são valores sociais.
A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
Para que os direitos humanos possam estar alinha-
dos com os processos de ensino aprendizagem e incuti-