XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE
perspectiva de um novo humanismo, proporcionando-lhes
acesso a conceitos tais como tolerância, respeito, dignida-
de, democracia, paz, pluralidade, diálogo, ternura, amorosi-
dade, compaixão e acima de tudo a noção de humanidade
presente em cada pessoa.
“Não um estudo que apenas ofereça mais um con-
junto de regras a ser memorizadas e obedecidas,
mas um conjunto de reflexões que façam sentido
em relação ao mundo em que vivem. Fazer o jovem
descobrir o valor da humanidade o fará ver que,
apesar das diferenças empíricas e factuais, somos
membros de uma comunidade, a saber: da humani-
dade” (FRANNKLIN, 2011, p. 391).
Ter acesso a um conhecimento que torne mais huma-
no o ser humano é imprescindível no seu período de forma-
ção moral e intelectual.
Falar em paz no atual contexto, implica lutar contra
tudo o que desumaniza. Não podemos sonhar com a paz
sem pensar na justiça, no respeito a pessoa, na democracia,
no acesso a educação, no trabalho para todos.
“A luta pela
paz, que não significa a luta pela abolição, sequer pela ne-
gação dos conflitos, mas pela confrontação justa, crítica dos
mesmos e a procura de soluções corretas para eles é uma exi-
gência imperiosa de nossa época. A paz, porém, não precede
a justiça. Por isso, a melhor maneira de falar pela paz é fazer
justiça” (Freire, 2000, p. 131)
Só podemos viver em paz a partir do enfrentamento
das questões sociais, no diálogo amoroso com os próximos
em sua alteridade e na evolução moral da comunidade hu-
mana. Nós temos o dever de trabalhar a temática da paz
nos espaços/tempos da escola. Nosso processo civilizatório
está associado a redução da violência e a instauração de
uma cultura da paz. Só há democracia verdadeira em um
ambiente de justiça e paz social.
A defesa da democracia e da justiça social é sempre
uma luta em favor da paz.
“Situações injustas que mantêm
seres humanos em condição de alienação, exclusão ou opres-
são também são situações de violência, conhecidas como vio-