XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2403
EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Educação em direitos humanos só é possível para Pau-
lo Freire, a partir do compromisso ético e político visando à
transformação social. A educação humanizada\libertadora,
inspirada em Freire, deve impulsionar o pensamento crítico
que permita a toda pessoa compreender a relevância e o al-
cance dos direitos humanos em sua vida individual e social.
REFERÊNCIAS
CANDAU, Vera Maria.
P
rofessores/as: multiplicadores/as
de educação em direitos humanos.
Rev. Soc. e Cult
.,
Goiânia, v 16, n.2, p. 311. jul./dez. 2013. Direitos huma-
nos no século XXI: cenários de tensão. Capítulo III.2.
CARBONARI, Paulo César.
Educação em direitos humanos:
esboço de reflexão conceitual
. p. 140. Rio de Janei-
ro: Forense Universitária; São Paulo: ANDHEP; Brasília:
Secretaria Especial dos Direitos Humanos.
COMPARATO, Fábio Conder.
Ética
: direito moral e religião
no mundo moderno. São Paulo: Companhia das Le-
tras, 2006.
DIAS, Adelaide Alves. A perspectiva interdisciplinar dos di-
reitos humanos e seus desdobramentos para uma
educação em\para os direitos humanos. Inn: TOSI,
Giuseppe.
A formação em direitos humanos na
educação superior no Brasil.
João Pessoa: Editora da
UFPB, 2014.
FERREIRA, Aurino Lima e SILVA, Silas Carlos Rcha Da. Socie-
dade e Cultura de Paz. In: PELIZZOLI, Marcelo.
Cultura
de paz:
a alteridade em jogo. Recife: Ed. Universitária
da UFPE, 2009.
FRANKLIN, Karen.
Direitos humanos na educação:
supe-
rar os desafios. In: CESCON, Everaldo e NODARI, Paulo
César. Filosofia, ética e educação. São Paulo: Paulinas,
2011.