XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE
1993, 1994, 1997). No entanto, essa busca de humanização
de nós mesmos e do mundo, que é uma marca da natureza
humana segundo Freire, não significa que a humanização
seja de fato algo, absolutamente certo e automaticamente
realizável na história. A negação do
ser mais
enquanto vo-
cação ontológica do ser humano também é possível, tanto
que é um fato concreto na história. Esse fato demonstra que,
enquanto seres da busca, nos encontramos sempre imper-
feitos, inconclusos e condicionados por
situações limites
que
atrofiam nosso próprio ser. Ou seja, em um mundo que de-
sumaniza e atrofia a realização do
ser mais
não é somente
o mundo que se torna desumano, mas as pessoas concreta-
mente são atrofiadas e desumanizadas negando, assim, sua
própria natureza.
No seio dessa realidade acima descrita, que também é
um fato concreto na história humana, ocorre a transgressão
da ética, enquanto a própria negação do sentido humano
de nossa intervenção no mundo. Não é outra ética porque
a própria natureza é uma exigência em si mesma de auto-
construção na história e não destruição de si e do mundo.
Portanto, nossas decisões vão ser sempre decisões éticas, ou
transgressoras da ética e, portanto, anti-éticas.
O inacabamento de que nos tornamos conscien-
tes nos fez seres éticos. O respeito à autonomia e
à dignidade de cada um é um imperativo ético e
não um favor que podemos ou não conceder uns
aos outros. Precisamente porque éticos podemos
desrespeitar a rigorosidade ética e resvalar para a
negação, por isso é imprescindível deixar claro que
a possibilidade de desvio ético não pode receber
outra designação senão a de transgressão. (FREIRE,
1997, p. 66).
A transgressão ética é uma possibilidade na história,
mas jamais podemos aceitá-la como marca de outra voca-
ção humana. Sua realidade efetiva em nosso mundo revela a
desumanização que grande parte dos habitantes do planeta
sofrem na atualidade. Mas tal realidade implica na própria
negação da natureza humana. Diante desse fato, a nossa