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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE

1993, 1994, 1997). No entanto, essa busca de humanização

de nós mesmos e do mundo, que é uma marca da natureza

humana segundo Freire, não significa que a humanização

seja de fato algo, absolutamente certo e automaticamente

realizável na história. A negação do

ser mais

enquanto vo-

cação ontológica do ser humano também é possível, tanto

que é um fato concreto na história. Esse fato demonstra que,

enquanto seres da busca, nos encontramos sempre imper-

feitos, inconclusos e condicionados por

situações limites

que

atrofiam nosso próprio ser. Ou seja, em um mundo que de-

sumaniza e atrofia a realização do

ser mais

não é somente

o mundo que se torna desumano, mas as pessoas concreta-

mente são atrofiadas e desumanizadas negando, assim, sua

própria natureza.

No seio dessa realidade acima descrita, que também é

um fato concreto na história humana, ocorre a transgressão

da ética, enquanto a própria negação do sentido humano

de nossa intervenção no mundo. Não é outra ética porque

a própria natureza é uma exigência em si mesma de auto-

construção na história e não destruição de si e do mundo.

Portanto, nossas decisões vão ser sempre decisões éticas, ou

transgressoras da ética e, portanto, anti-éticas.

O inacabamento de que nos tornamos conscien-

tes nos fez seres éticos. O respeito à autonomia e

à dignidade de cada um é um imperativo ético e

não um favor que podemos ou não conceder uns

aos outros. Precisamente porque éticos podemos

desrespeitar a rigorosidade ética e resvalar para a

negação, por isso é imprescindível deixar claro que

a possibilidade de desvio ético não pode receber

outra designação senão a de transgressão. (FREIRE,

1997, p. 66).

A transgressão ética é uma possibilidade na história,

mas jamais podemos aceitá-la como marca de outra voca-

ção humana. Sua realidade efetiva em nosso mundo revela a

desumanização que grande parte dos habitantes do planeta

sofrem na atualidade. Mas tal realidade implica na própria

negação da natureza humana. Diante desse fato, a nossa