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EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
mente não seriam fatais em países desenvolvidos.
Cerca de 110 milhões de crianças no mundo todo
(quase 20% do grupo de idade) deixam de receber
educação primária(...). Mantidas as atuais tendên-
cias mais de 100 milhões de crianças morrerão de
doenças e desnutrição na década de 90. As causas
dessas mortes podem ser contadas nos dedos (...).
Morrerão ressequidas pela desidratação, sufocadas
pela pneumonia, infectadas pelo tétano ou pelo sa-
rampo ou asfixiadas pela coqueluche. Essas cinco
doenças muito comuns, todas relativamente fáceis
de prevenir ou tratar (...) (FREIRE, 1994, p. 95).
Outra passagem que reflete a barbárie das políticas
hoje em vigor no mundo que são mantidas pelos países lí-
deres da globalização neoliberal, revela o seguinte:
Em nível internacional começa a aparecer uma
tendência em aceitar os reflexos cruciais da ‘nova
ordem mundial’, como naturais e inevitáveis. Num
encontro internacional de ONGs, um dos exposito-
res afirmou estar ouvindo com certa frequência de
países do Primeiro Mundo a ideia de que crianças
do Terceiro Mundo acometidas por doenças como
diarreia aguda, não deveriam ser salvas, pois tal re-
curso só prolongaria uma vida já destinada à misé-
ria e ao sofrimento(FREIRE, 1997, p. 17).
Essa é a ideologia do
pragmatismo político
que, a par-
tir de seus planos estratégicos elaborados para obter maior
lucro possível nos negócios interplanetários, condena gran-
de parte da população mundial ao “destino trágico” de mor-
rer de fome, ou por doenças de simples cura, tal como uma
diarreia. Para essa visão de mundo, o ser humano não tem
valor, é um simples objeto de manobra que pode ser usado
como qualquer animal, máquina ou instrumento de produ-
ção e acumulação de riquezas. Quando não serve mais para
os “planos estratégicos” do acúmulo do lucro, é descartado
e fica à mercê de sua própria sorte.
É a partir desses planos políticos estruturados na óti-
ca da globalização neoliberal que ficam totalmente excluí-
dos aproximadamente dois terços da população mundial. O