XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2415
EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE
PAULO FREIRE: POR UMA
PEDAGOGIA DO CORAÇÃO
Balduino Antonio Andreola
1
Fernanda dos Santos Paulo
2
EMOTIVIDADE E RAZÃO SEGUNDO PAULO FREIRE
Paulo Freire foi um educador de fé, de esperança e de
resistência. Na sua construção teórico-prática conceitual do
que é educação ele a contextualiza histórica e politicamente
a partir das dimensões sociais, pedagógicas, epistemológicas,
éticas e estéticas (PAULO, 2018, p. 195) Também, sinalizou que
essas dimensões se interagem dialogicamente e nessa intera-
ção identificamos a sua concepção de ser humano.
Ao incorporar esperança, amor e espiritualidade, à luz
das palavras de Freire ao dizer que “eu não tenho por que
negar, porque seria uma hipocrisia, seria uma covardia, seria
uma traição, negar, por exemplo, a minha convivência com
os ideais cristãos” ( FREIRE, 2013, p. 66), identificamos a
“coerência entre o que digo o que escrevo e o que faço.”(-
FREIRE, 2001, p. 40). Essa pedagogia testemunhal adquire
rigorosidade à medida que a luta pela humanização a partir
de uma educação radical (de ir á raiz) tem como centralida-
de a educação conscientizadora como prática da liberdade.
Essa educação radical exige a amorosidade e a confiança na
construção de pedagogias inspiradas e comprometidas com
a humanização. Ernani Fiori (2014) nos fornece pistas para
refletirmos sobre a necessidade da revalorização da existên-
cia a partir de uma nova cultura, a qual possa contribuir na
construção de conhecimentos transformadores.
Na
Pedagogia da esperanç
a localizamos a fé nas pes-
soas cuja postura diante do ser humano é amorosa, respei-
1
Educador Popular. Professor aposentado da UFRGS. Doutor em Ciências
da Educação pela UCL (Bélgica).E-mail:
balduinoandreola@yahoo.com.br2
Educadora Popular. Doutora em Educação pela UNISINOS. Militante da
AEPPA e MEP E-mail:
fernandaeja@yahoo.com.br