XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE
as possibilidades de uma Pedagogia do Coração. Para tan-
to, são pertinentes as várias compreensões conceituais de
educação em curso. No atual momento histórico, o próprio
Freire é atacado e removido à força de vários espaços pe-
dagógicos, porque é concebido como um educador rebelde
e transgressor. A transgressão é característica da Educação
Popular conscientizadora, que se nutre do amor, do diálogo,
da rebeldia e do compromisso. Para Fiori:
No amor, a experiência da presença atinge sua má-
xima intensidade. O amor é a inteligibilidade última
do mistério ontológico. “O ser é amor, ou não tem
sentido algum”. O amor absoluto é criador: prece-
de e cria o amado e a este dá a totalidade de seu
ser. Sem a presença do Amor os seres não seriam
amados e, por isso, não estariam presentes. [...] A
presença não é afrontamento, mas comunhão. Não
é também “estar diante”, quanto “estar com”. A pre-
sença é condição de nosso estar com os seres, no
ser: nela, desvela-se a participação ontológica (FIO-
RI, 2014, vol. I, p. 220).
Percebemos em Fiori um compromisso com uma pe-
dagogia comprometida com a transformação social e liber-
tação. Na mesma sintonia, segundo Freire:
Libertação a que não chegarão pelo acaso, mas
pela práxis de sua busca; pelo conhecimento e re-
conhecimento da necessidade de lutar por ela. Luta
que, pela finalidade que lhe derem os oprimidos,
será um ato de amor, com o qual se oporão ao
desamor contido na violência dos opressores, até
mesmo quando esta se revista da falsa generosida-
de referida. (1987, p.17).
Essas citações não são apenas registros de uma época
ou de um educador-pesquisador, elas refletem e traduzem
as pedagogias das convergências, das urgências e das diver-
gências. É urgente discutirmos o amor nas relações educa-
ção e sociedade. Uma Pedagogia do Coração, na perspecti-
va da Educação Popular, defende projetos e ações concretos
que visam teorias e práticas engajadas.