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EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

O limite de uma Pedagogia do Coração é a recusa dos

sonhos, é a invasão cultural dos valores capitalistas e o dis-

curso e atitudes fatalistas. Esse limite faz parte das pedago-

gias divergentes. Mas, ao contrário da percepção ingênua e

da postura fatalista frente aos problemas originários dos pro-

jetos opressores, apostamos nas possibilidades, nas brechas

e nos diversos contextos nos quais atuamos. É nestes espa-

ços de atuação, de engajamento e de militância que lutamos

por pedagogias das grandes emergências, em diálogo com

teorias e pensadores em sintonia conosco, na construção de

um contexto teórico engajado. As relações entre os contextos

teóricos e concretos de atuação nos revelam que uma Peda-

gogia do coração estabelece uma relação mútua entre razão

e emoção, uma influenciando a outra numa relação dialética.

Em uma sociedade capitalista a ideia de uma Pedago-

gia do Coração soa estranha, porque ao mundo do mercado,

comprometido com políticas educacionais neoliberais, vi-

sando exclusivamente interesses econômicos hegemônicos,

o que interessa é a capacitação técnica e competitividade.

Numa dimensão mais ampla, visualizamos uma Civilização

Ocidental decadente, vista por numerosos intelectuais in-

signes de nossa época, como mundo da barbárie, marcado

pela “indiferença”, segundo a denúncia do Papa Francisco.

Esta Civilização Ocidental, que se orgulha de suas raízes cul-

turais greco-latinas esquece o outro componente do tripé

histórico, o de suas origens judaico-cristãs, onde o “coração”

é um conceito-chave na Bíblia. Uma Pedagogia do coração

encontrará, no resgate desta fonte pedagógico-cultural, ele-

mentos valiosos para sua elaboração teórica e para a con-

cretização na práxis pedagógico-política. A Pedagogia do

Coração traz consigo evidentes afinidades com a Pedagogia

de Freire, e como tal, encontrará nos diferentes campos da

Educação Popular terreno fértil para sua realização.

REFERÊNCIAS

ANDREOLA, Balduino Antonio; RIBEIRO, Mario Bueno.

An-

darilho da Esperança,

Paulo Freire no CMI. São Paulo:

ASTE, 2005.