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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE

Ao lermos: “O coração tem razões que a própria razão

desconhece” (PASCAL, 2006, p. 87) e “É na minha disponi-

bilidade permanente á vida a que me entrego de corpo

inteiro, pensar crítico, emoção, curiosidade, desejo, que

vou aprendendo a ser eu mesmo em minha relação

com o contrário de mim.” (FREIRE, 2001, p. 85), podemos

afirmar que esses excertos expressam as dimensões ética e

estética de uma Pedagogia do Coração que abarca “a ética

universal do ser humano” (FREIRE, 2001, p.9) e das formas

de convivência humana, das práticas de ensinar-aprender

decentes, bonitas e solidárias. A formação ética, ao lado da

estética, no processo educativo humanizador, tem relação

com a pedagogia da práxis social transformadora. Nessa di-

reção, a dimensão estética não está separada da dimensão

social, como querem os neoliberais, para os quais “informa-

ção e conhecimento são, então, separados do contexto ético

e social no qual esta informação ou conhecimento surge.”

(FREIRE, 2001a, p. 67). Por isso, essas dimensões reconhe-

cem a educação como parte “indispensável à transformação

social” (FREIRE, 2001a, p. 98), num projeto que “precisa ser

socializado”, na ótica de uma “Pedagogia dos sonhos possí-

veis.” (FREIRE, 2001a, p. 20).

No tocante a dimensão político-epistemológica, a

educação conscientizadora visa à passagem da curiosidade

ingênua para a curiosidade crítica epistemológica. A pro-

posta epistemológica de Freire, no processo de elaboração

do conhecimento, requer uma relação dialética entre dis-

curso/teoria-inserção/prática, em que a curiosidade episte-

mológica é movimento de conscientização. Esses encadea-

mentos não se esgotam na dimensão político-pedagógica,

pois para Freire “a educação é, simultaneamente, uma de-

terminada teoria do conhecimento posta em prática, um ato

político e um ato estético” (FREIRE, 1986, p. 146).

A esse respeito, é relevante destacar que a dimensão

estética (solidariedade, amorosidade, respeito) faz parte da

prática educativa e demanda o desenvolvimento da criti-

cidade (dimensão epistemológica), posicionamento e mu-