XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE
Ao lermos: “O coração tem razões que a própria razão
desconhece” (PASCAL, 2006, p. 87) e “É na minha disponi-
bilidade permanente á vida a que me entrego de corpo
inteiro, pensar crítico, emoção, curiosidade, desejo, que
vou aprendendo a ser eu mesmo em minha relação
com o contrário de mim.” (FREIRE, 2001, p. 85), podemos
afirmar que esses excertos expressam as dimensões ética e
estética de uma Pedagogia do Coração que abarca “a ética
universal do ser humano” (FREIRE, 2001, p.9) e das formas
de convivência humana, das práticas de ensinar-aprender
decentes, bonitas e solidárias. A formação ética, ao lado da
estética, no processo educativo humanizador, tem relação
com a pedagogia da práxis social transformadora. Nessa di-
reção, a dimensão estética não está separada da dimensão
social, como querem os neoliberais, para os quais “informa-
ção e conhecimento são, então, separados do contexto ético
e social no qual esta informação ou conhecimento surge.”
(FREIRE, 2001a, p. 67). Por isso, essas dimensões reconhe-
cem a educação como parte “indispensável à transformação
social” (FREIRE, 2001a, p. 98), num projeto que “precisa ser
socializado”, na ótica de uma “Pedagogia dos sonhos possí-
veis.” (FREIRE, 2001a, p. 20).
No tocante a dimensão político-epistemológica, a
educação conscientizadora visa à passagem da curiosidade
ingênua para a curiosidade crítica epistemológica. A pro-
posta epistemológica de Freire, no processo de elaboração
do conhecimento, requer uma relação dialética entre dis-
curso/teoria-inserção/prática, em que a curiosidade episte-
mológica é movimento de conscientização. Esses encadea-
mentos não se esgotam na dimensão político-pedagógica,
pois para Freire “a educação é, simultaneamente, uma de-
terminada teoria do conhecimento posta em prática, um ato
político e um ato estético” (FREIRE, 1986, p. 146).
A esse respeito, é relevante destacar que a dimensão
estética (solidariedade, amorosidade, respeito) faz parte da
prática educativa e demanda o desenvolvimento da criti-
cidade (dimensão epistemológica), posicionamento e mu-