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EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
dor de resgatar a humanidade que está sendo atrofiada em
milhões de pessoas e essa é uma exigência radicalmente
prática - que deve se traduzir em transformações concretas
no cotidiano da vida em sociedade.
ALGUMAS PALAVRAS PARA FINALIZAR
O desafio das propostas freireanas, consideradas no
conjunto das reflexões que buscamos desenvolver acima,
demonstram a fecundidade de seu pensamento originaria-
mente inovador e libertário. Na raiz de suas propostas en-
contra-se uma pedagogia humanista e libertadora – que
constitui-se de modo original e fecundo para discutirmos
os tempos difíceis que vivemos no mundo atual
- en-
quanto base fundante de um projeto de sociedade livre e
democrática e de uma civilização humanizadora do mundo
e gentificadora das estruturas sociais. É uma pedagogia
que não representa mero projeto, mas já está sendo cons-
truída por inúmeras experiências sociais emancipatórias. É a
pedagogia libertadora como uma obra coletiva e partilhada,
porque aberta ao novo e às diferentes culturas em suas for-
mas criativas de organizar a vida.
REFERÊNCIAS
DUSSEL, Enrique. Ética de la Liberación.
In:
Ética do
Discur-
so e Filosofia da Libertação - Modelos Complemen-
tares.
São Leopoldo: Unisinos, 1994.
______
O Encobrimento do outro.
Petrópolis: Vozes, 1993.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do Oprimido
.
São Paulo: Paz e
Terra, 1993.
______
Pedagogia da Esperança
.
Rio de Janeiro: Paz e Terra,
1994.
______
Pedagogia da Autonomia
. São Paulo: Paz e Terra,
1997.
STRECK, Danilo; REDIN, Euclides, ZITKOSKI, Jaime.
Dicioná-
rio Paulo Freire
. Belo Horizonte: Autentica, 2016.