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EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
tadora, dialógica e humilde. A confiança no ser humano é
construída por relações afetuosas e comprometida social-
mente com pedagogias conscientizadoras. Essas pedago-
gias, construídas por relações de confiança, requerem epis-
temologias coerentes com a perspectiva humanista.
Segundo Freire, no livro
Pedagogia do Oprimido
, é o
“clima de esperança e confiança que leva os homens a se
empenharem na superação das ‘situações-limite” (FREIRE,
1987, p. 51). É possível encontrar essas situações-limites, na
atualidade, na educação comprometida com pseudo valores
mercantilizados, ou seja, o individualismo, o egoísmo, a ga-
nância, o pessimismo, o fatalismo, a meritocracia, a compe-
titividade e a desenfreada desesperança nas pessoas. Nessa
acepção, o amor, a humildade, a confiança e a criticidade
estão desconectados em suas pedagogias, sendo conside-
rados como igrejismo, ingenuidades e alienação. As “situa-
ções-limites” estão impregnadas nos discursos dominantes
e opressores, e diante da opção por pedagogias compro-
metidas, urge a necessidade de enfrentá-las e superá-las,
para continuar a luta em defesa da educação libertadora/
humanizadora.
Cabe fazermos duas observações sobre as pedago-
gias divergentes da concepção de educação libertadora. A
primeira é a pedagogia cuja lógica da razão moderna e ilu-
minista representou uma mudança paradigmática, rompen-
do com uma visão teológica do mundo.. A segunda, é a da
explicação do mundo pela racionalidade mecânica (causas
e efeitos) excluindo as emoções e as subjetividades no pro-
cesso de construção do conhecimento. Essa racionalidade
fragmenta as relações mundo-sujeito, razão e emoção.
Para nós, em consonância com Freire (1997), Fio-
ri (2014), Zitkoski (1999), (ANDREOLA; RIBEIRO, 2005), se-
gundo essas concepções, a práxis, no campo da educação,
perde inteiramente seu sentido de humanização. A razão
e emoção necessitam caminhar juntas, e nessa direção, a
construção de conhecimentos geradores de sentidos para e
na vida humana constitui-se de dimensões e bases filosó-