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EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
luta, enquanto co-autores da construção do mundo, deve
ser pautada a favor da
eticidade
da vida humana em socie-
dade, que implica a resistência contra a desumanização e na
construção de novas estruturas de organização do mundo.
Esse é o desafio intrínseco à proposta política de libertação
que deve partir dos oprimidos por que são os que mais so-
frem as consequências sociais desumanizadoras.
Uma proposta ético-política e pedagógica de inter-
venção no mundo não tem sentido algum se não é pau-
tada no resgate da
humanidade atrofiada
em milhões de
pessoas mo mundo todo. A perversidade e a indiferença
como são tratados os contingentes de seres humanos, que
não fazem parte dos planos estratégicos dos sistemas eco-
nômicos e políticos hoje vigentes, demonstra a
transgres-
são ética
que se encontra escancarada nos quatro cantos
do mundo. A defesa ética de nossa ação política passa pela
recusa em aceitar as
ideologias fatalistas,
que reproduzem
um determinismo histórico sempre justificador das práticas
anti-éticas. Não podemos aceitar, em hipótese alguma a
visão fatalista da história que quer nos imobilizar fazendo-
-nos perder a esperança diante do futuro social, político,
cultural e histórico.
Daí a minha recusa rigorosa aos fatalismos quie-
tistas que terminam por absorver as transgressões
éticas em lugar de condená-las. Não posso virar co-
nivente de uma ordem perversa, irresponsabilizan-
do-a por sua malvadez, ao atribuir a ‘forças cegas’ e
imponderáveis os danos por ela causados aos seres
humanos. (Freire, 1997, p.113).
A realidade é produção dos seres humanos e não um
destino trágico
que estaria acima de nosso poder de alterá-
-lo. As consequências das decisões políticas devem ser eti-
camente avaliadas e não simplesmente justificadas através
de argumentos fatalistas, cientificamente falsos e ideologi-
camente perversos à inteligência humana em seus diferen-
tes modos de perceber e significar o mundo.