XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2405
EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE
OS FUNDAMENTOS ÉTICOS DE UMA
PEDAGOGIA LIBERTADORA EM PAULO FREIRE
Jaime José Zitkoski
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Resumo:
O trabalho consiste em uma reflexão teórica anco-
rada na discussão da filosofia sobre os fundamentos éticos
da educação. O objetivo central é refletir sobre a necessi-
dade nos dias atuais de problematizarmos as razões das cri-
ses que enfrentamos no campo da política, da economia, da
cultura e da vida em sociedade, para que possamos debater
o papel da educação e as alternativas de uma nova forma-
ção humana, para além da mera funcionalidade dos siste-
mas hegemônicos. A metodologia de análise constitui-se
em um estudo bibliográfico a partir da discussão da obra de
Freire em diálogo com outros autores da contemporaneida-
de. O estudo aponta que a maior crise que sofremos hoje é
a crise ética. Ou seja, dos fundamentos da civilização con-
temporânea, que não se sustentam em bases sólidas diante
dos desafios mais radicais postos para a existência humana
e da vida em sociedade.
Palavras-chave:
Ética. Educação. Paulo Freire. Libertação.
INTRODUÇÃO
A concepção da
Ética Universal
em Freire está direta-
mente relacionada com a sua visão de
natureza humana,
que
se faz e refaz na história. A sua interpretação radicalmente
dialética sobre a vida humana que, enquanto presença no
mundo, vai se gestando na história, a partir da intervenção
nas realidades constitutivas do próprio mundo, é o funda-
mento para conceber uma ética universal do ser humano. A
busca de humanização do mundo, que faz da natureza hu-
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Professor de Filosofia da Educação da UFRGS na Pedagogia e Profes-
sor do PPG de Educação da UFRGS na Linha de Pesquisa Educação,
Culturas e Humanidades.